Comprometimento Conjunto, Normatividade e Situatividade Entre os Muros da Escola

Autores

  • Ana Flávia Lopes Magela Gerhardt Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro/RJ – Brasil

Palavras-chave:

Comprometimento Conjunto. Normatividade. Situatividade. Cognição. Ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa.

Resumo

Considerando a perspectiva situada e triádica
da cognição humana e os conceitos de comprometimento conjunto, normatividade e situatividade, abordam-se os fatos e personagens presentes no filme Entre os muros da escola, em especial o comportamento da personagem- aluna Esmeralda. Observa-se a interação entre alunos e professores em termos do seu objetivo, o qual, diferentemente da idealização que supõe o aprendizado como a finalidade do ensino, mostra-se estar voltado para a aprovação; essa diferenciação acarreta o entendimento de que os reais papéis e ações das pessoas em sala de aula diferenciam-se muito dos que têm sido idealizados na sociedade. Tais postulações são comentadas em relação ao ensino do português como língua materna no Brasil.

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Biografia do Autor

Ana Flávia Lopes Magela Gerhardt, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro/RJ – Brasil

é professora de língua portuguesa da
Faculdade de Letras da UFRJ e pesquisadora em cognição e ensino do português
como língua materna. Compõe os Programas de pós-graduação em Letras Vernáculas e Linguística Aplicada nessa mesma Universidade, além
de constituir o corpo docente do Mestrado Profissionalizante PROFLETRAS,
da Capes – Brasil.

Publicado

2014-07-03

Como Citar

Gerhardt, A. F. L. M. (2014). Comprometimento Conjunto, Normatividade e Situatividade Entre os Muros da Escola. Educação & Realidade, 39(3). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/39453

Edição

Seção

Artigos