O Ensino Sociológico nos Estabelecimentos de Ensino Médio: entre problemas sociais e sociologia acadêmica

Autores

  • Elisabeth Chatel Université de Rouen, Rouen – França
  • Gérard Grosse Lycée Racine, Paris – França

Palavras-chave:

Disciplina Escolar. Currículo Real. Ensino de Sociologia. Ferramentas Didáticas. Currículo Formal.

Resumo

Desde a sua criação em 1966, em uma disciplina escolar, o ensino de sociologia para estudantes franceses do Ensino Médio tem como objetivo o desenvolvimento de uma atitude reflexiva e uma perspectiva crítica sobre o mundo social. Uma pesquisa realizada entre os alunos de segundo ano mostra em que medida esse objetivo é parcialmente alcançado. Os sistemas didáticos implementados são analisados em sua tensão entre dois modelos. Um deles, o uso da análise social, prevaleceu até os anos 1980, o outro, o que tende a se desenvolver, tem uma maior aproximação com uma introdução à sociologia.

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Biografia do Autor

Elisabeth Chatel, Université de Rouen, Rouen – França

É professora de Ciências da Educação na Universidade de
Rouen, França.

Gérard Grosse, Lycée Racine, Paris – França

É professor de Ciências Econômicas e Sociais do Liceu Racine,
França.

Publicado

2014-01-28

Como Citar

Chatel, E., & Grosse, G. (2014). O Ensino Sociológico nos Estabelecimentos de Ensino Médio: entre problemas sociais e sociologia acadêmica. Educação & Realidade, 39(1). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/37589

Edição

Seção

Ensino de Sociologia