Interdisciplinaridade como Solidariedade: desafio à formação de professores

Autores

  • Carmen Lucia Bezerra Machado UFRGS
  • Maria Aparecida Bergamaschi UFRGS
  • Marlene Ribeiro UFRGS
  • Eliane Ribeiro Pardo EFPeL

Palavras-chave:

interdisciplinaridade, formação de professores, trabalho docente, solidariedade.

Resumo

Neste artigo propomo-nos a refletir sobre a viabilidade de um trabalho interdisciplinar no curso de Pedagogia, a partir de uma experiência que vimos realizando desde 1998, com as disciplinas Sociologia, História, Filosofia – da Educação – e Metodologia da Pesquisa II, na Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. O objetivo é averiguar que desafios estão colocados para uma prática interdisciplinar nos cursos de formação de professores. A experiência permitenos pensar o ensino, a pesquisa e a extensão, articulados em uma perspectiva interdisciplinar, no que diz respeito tanto à reconstrução da teoria que sustenta a experiência, quanto à possibilidade de infundir vida, atualidade e concretude a essa teoria.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carmen Lucia Bezerra Machado, UFRGS

Professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Maria Aparecida Bergamaschi, UFRGS

Professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Marlene Ribeiro, UFRGS

Professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Eliane Ribeiro Pardo, EFPeL

Professora da Faculdade de Educação da Universidade
Federal de Pelotas.

Arquivos adicionais

Como Citar

Bezerra Machado, C. L., Bergamaschi, M. A., Ribeiro, M., & Ribeiro Pardo, E. (2012). Interdisciplinaridade como Solidariedade: desafio à formação de professores. Educação & Realidade, 26(2). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/26141

Edição

Seção

Artigos