Entre Deleuze e a Educação: notas para uma política do pensamento

Autores

  • Walter Omar Kohan Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Palavras-chave:

Deleuze, ontologia, política da educação.

Resumo

O assunto deste artigo é discutir o que está entre Deleuze e a educação. Que está "entre" significa que não corresponde estritamente a um ou a outra mas que, de alguma forma, diz respeito aos dois. De um lado, um acontecimento do pensamento filosófico, hoje localizável em livros, páginas da internet, cd-roms, fitas de vídeo, escritas em muros parisienses: o acontecimento Deleuze. Uma força vital na filosofia contemporânea. De outro lado, um dispositivo de práticas discursivas e não discursivas, livros, salas de aula, regras, leis, congressos, professores e professoras, alunos e alunas, quadros e quadras, giz, computadores, programas, matérias, ministérios, secretarias, explicações, relatórios, pesquisas, filmagens, avaliações ... Quais movimentos podem surgir deste cruzamento? Que efeitos podem ser sugeridos? Que pode se passar entre estes dois domínios totalmente diferentes?

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Biografia do Autor

Walter Omar Kohan, Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Professor de Filosofia da Educação na Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Arquivos adicionais

Publicado

2002-12-01

Como Citar

Kohan, W. O. (2002). Entre Deleuze e a Educação: notas para uma política do pensamento. Educação & Realidade, 27(2). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/25922

Edição

Seção

Artigos