A Captura da Diferença nos Espaços Escolares: um olhar deleuziano

Autores

  • Guillermo Ríos Facultad de Humanidades y Artes de la Universidad Nacional de Rosario-Argentina.

Palavras-chave:

educação, infância, captura, diferença.

Resumo

O propósito deste ensaio é o de explorar alguns dos dispositivos instalados nos espaços escolares que atuam na captura do diferente. Pois pensamos que é nesse jogo de localizações que os currículos escolares têm "normalizado" a diferença, impondo uma versão única do que implica devir criança, aprendizagem, cultura. Um claro exemplo disso é a difundida afirmação "mentes sãs em corpos sãos", instalada como o enunciado que mais tem insistido no esforço por calar as vozes da diferença. Esse silenciamento é o resultado de um desenvolvimento despótico do poder que tem imposto uma única maneira de ser educado e sadio. Apesar dos silenciamentos, dos estigmas, das injúrias das últimas décadas, esse "buraco negro" tem sido interpelado pela irrupção de diferentes modos culturais e sociais, bem como pelas diferentes maneiras de viver a identidade. É nesse "para além" dos muros escolas que irrompe outra maneira de nomear a diferença, ameaçando des-organizar esse cenário escolar, infiltrando-se nesses espaços, fazendo ruído e desfigurando as inscrições no muro branco. É nessa direção que somos ad-vertidos pelas vozes de Gilles Deleuze, quando ele nos introduz nos múltiplos devires da máquina de captura.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Guillermo Ríos, Facultad de Humanidades y Artes de la Universidad Nacional de Rosario-Argentina.

Licenciado e professor em Ciências da Educação. É investigador do Centro de Estudios de Historia Obrera de la Escuela de Historia de la Facultad de Humanidades y Artes de la Universidad Nacional de Rosario-Argentina e Coordenador da Área de Pedagogia Urbana de la Asociación Internacional de Ciudades Educadoras América Latina, com sede na Dirección de Relaciones Internacionales de la Municipalidad de Rosario, Argentina.

Arquivos adicionais

Publicado

2002-12-01

Como Citar

Ríos, G. (2002). A Captura da Diferença nos Espaços Escolares: um olhar deleuziano. Educação & Realidade, 27(2). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/25921

Edição

Seção

Artigos