A Arte do Encontro e da Composição: Spinoza + currículo + Deleuze

Autores

  • Tomaz Tadeu UFRGS

Palavras-chave:

currículo, Deleuze, filosofia da diferença, Spinoza, plano de imanência.

Resumo

É possível conceber a educação e o currículo de uma outra forma que não como um processo de desenvolvimento e formação, organizado em tomo das tradicionais categorias de sujeito e objeto? Inspirado por certos conceitos de Deleuze e Spinoza, tento, neste ensaio, dar uma resposta afirmativa a essa questão, sugerindo que o currículo e a educação podem ser concebidos como uma arte do encontro e da composição, na qual o que importa não é a forma e a substância, o sujeito ou o objeto, mas o que se passa entre os diferentes corpos que habitam um currículo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tomaz Tadeu, UFRGS

Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Arquivos adicionais

Publicado

2002-12-01

Como Citar

Tadeu, T. (2002). A Arte do Encontro e da Composição: Spinoza + currículo + Deleuze. Educação & Realidade, 27(2). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/25915

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)