O Sujeito do Conhecimento a partir do seu Lugar de Efeito.

Autores

  • Simone Moschen Rickes UFRGS

Palavras-chave:

Educação, fechamento do sistema cognitivo, alienação, psicanálise, epistemologia genética.

Resumo

O presente artigo percorre as temáticas da estruturação do sujeito cognitivo, tendo como base os aportes de Piaget, e da estruturação do sujeito psíquico, tendo como base os aportes de Freud e Lacan. A partir deste percurso, o texto situa elementos conceituais que permitem propor algumas implicações, para o campo da Educação, da concepção da estruturação do sujeito como um efeito do operar de mecanismos de fechamento do sistema cognitivo (Piaget, 1974,1975) e de alienação ao campo do Outro (Lacan, 1957-58, 1964).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Simone Moschen Rickes, UFRGS

Psicanalista, membro da APPOA e professora da Faculdade de Educação da UFRGS.

Arquivos adicionais

Publicado

2003-12-01

Como Citar

Rickes, S. M. (2003). O Sujeito do Conhecimento a partir do seu Lugar de Efeito. Educação & Realidade, 28(2). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/25642

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>