Trilogia da Terra: considerações sobre a pedagogia glauberiana

Autores

  • Anita Leandro UFRJ

Palavras-chave:

Glauber Rocha, pedagogia do cinema, teoria da mise en scene, trilogia, cinema e povo.

Resumo

É possível falar de uma pedagogia dos cineastas e, mais precisamente, de um projeto didático subjacente aos filmes de Glauber Rocha? A partir dos anos 60, momento em que as esquerdas do Brasil e do mundo discutiam a educação política das massas populares, o líder do Cinema Novo vai propor uma "educação estética" dos povos do Terceiro Mundo, desenvolvendo, para isso, o que chamou de um "estilo épico didático". A partir dos resultados de uma oficina de cinema, avaliamos aqui o alcance pedagógico do pensamento do cineasta em sua Trilogia da Terra, projeto inédito de projeção simultânea de três de seus filmes. Graças ao seu dispositivo original, a projeção em forma de tríptico permite uma remontagem das obras pelo próprio espectador, trazendo à tona um método cinematográfico construtivista e um personagem conceitual, a Terra.

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Biografia do Autor

Anita Leandro, UFRJ

Professsora de cinema da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e da Université Michel Montaigne - Bordeaux III.

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Publicado

2003-12-01

Como Citar

Leandro, A. (2003). Trilogia da Terra: considerações sobre a pedagogia glauberiana. Educação & Realidade, 28(2). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/25598

Edição

Seção

Artigos