Relações entre a Filosofia e a Educação de John Dewey e de Paulo Freire

Autores

  • Darcísio Natal Muraro Universidade Estadual de Londrina

Palavras-chave:

Dewey. Freire. Democracia. Educação. Pensamento

Resumo

O objetivo deste artigo é investigar a concepção de democracia e educação desenvolvida por John Dewey e Paulo Freire. Leitor da obra de Dewey, Freire teve contato também com o debate das ideias deste pensador no Brasil, sobretudo através dos trabalhos de A. Teixeira e L. Filho. Estudar como o pensamento deweyano ecoa na obra freireana ajuda a compreender a sua maneira original de tecer seus conceitos. Freire leva adiante a ideia de weyana de democracia como forma de vida guiada pelo pensamento reflexivo.Ele viu no diálogo problematizador e gerador dos sentidos da ação transformadora da situação social e histórica um processo educacional que pode conscientizar, humanizar, libertar e, assim, superar a opressão que também é historicamente criada pelo próprio homem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Darcísio Natal Muraro, Universidade Estadual de Londrina

É professor Adjunto da Universidade Estadual de Londrina, no CECA - Centro de Educação, Comunicação e Artes, Departamento de Educação, onde desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão. Tem projeto de pesquisa na área de filosofia e educação. Atuou como professor nas seguintes Instituições: UFPR, PUCSP, PUCPR, PUCMG, UNIPAC, UP.

Publicado

2013-09-06

Como Citar

Muraro, D. N. (2013). Relações entre a Filosofia e a Educação de John Dewey e de Paulo Freire. Educação & Realidade, 38(3). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/25041

Edição

Seção

Filosofar a Educação