Enunciação e Representação: da construção mítica à possibilidade enunciativa

Autores

  • Maira Fabiana Brauner UFRGS

Palavras-chave:

Enunciação/Representação/Educação. Olho/Ouvido. Fazer-ver/Fazer-crer.

Resumo

Este artigo trata de analisar os modos de representação do sujeito no campo da educação, a partir das marcas de enunciação assinaladas na produção gráfica das crianças, entendendo esses processos como formas possíveis de subjetivação. As questões suscitadas nesta discussão, partem num primeiro momento, da recorrência a historiadores gregos, tal como nos coloca Hartog especificamente a respeito de Heródoto e Tucídides, em seu livro intitulado O espelho de Heródoto, para os quais o olho e o ouvido caracterizam-se como os elementos chaves dos processos de representação e enunciação; num segundo momento, busco relacionar esses elementos ao trabalho da criança em processo de alfabetização, relativo à fabricação e à construção mítica do si mesmo para poder conquistar uma possibilidade de enunciação, tomando a produção gráfica da criança como instrumento e forma de representação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maira Fabiana Brauner, UFRGS

Maira Fabiana Brauner é psicomotricista, presidente da Sociedade Brasileira de Psicomotricidade - em Porto Alegre -, professora universitária e doutora em Educação pela UFRGS.

Arquivos adicionais

Publicado

2011-09-13

Como Citar

Brauner, M. F. (2011). Enunciação e Representação: da construção mítica à possibilidade enunciativa. Educação & Realidade, 30(1). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/23010

Edição

Seção

Artigos