Enunciação e Representação: da construção mítica à possibilidade enunciativa
Palavras-chave:
Enunciação/Representação/Educação. Olho/Ouvido. Fazer-ver/Fazer-crer.Resumo
Este artigo trata de analisar os modos de representação do sujeito no campo da educação, a partir das marcas de enunciação assinaladas na produção gráfica das crianças, entendendo esses processos como formas possíveis de subjetivação. As questões suscitadas nesta discussão, partem num primeiro momento, da recorrência a historiadores gregos, tal como nos coloca Hartog especificamente a respeito de Heródoto e Tucídides, em seu livro intitulado O espelho de Heródoto, para os quais o olho e o ouvido caracterizam-se como os elementos chaves dos processos de representação e enunciação; num segundo momento, busco relacionar esses elementos ao trabalho da criança em processo de alfabetização, relativo à fabricação e à construção mítica do si mesmo para poder conquistar uma possibilidade de enunciação, tomando a produção gráfica da criança como instrumento e forma de representação.Downloads
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Publicado
2011-09-13
Como Citar
Brauner, M. F. (2011). Enunciação e Representação: da construção mítica à possibilidade enunciativa. Educação & Realidade, 30(1). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/23010
Edição
Seção
Artigos