De que Realidades 'Falam' os Anúncios de Prevenção ao HIV/AIDS?

Autores

  • Luís Henrique Sacchi dos Santos UFRGS, ULBRA
  • Dagmar Estermann Meyer UFRGS
  • Dora Lúcia de Oliveira UFRGS
  • Daniela Montano Wilhelms Grupo Hospitalar Conceição

Palavras-chave:

Educação em Saúde. Estudos Culturais e de Gênero. Prevenção de HIV/AIDS. Avaliação de Campanhas de Saúde.

Resumo

Este trabalho discute o entendimento de Agentes Comunitárias/os de Saúde de Porto Alegre (RS) sobre um conjunto de cinco anúncios televisivos de campanhas de prevenção ao HIV/AIDS, os quais tratavam, em sua maioria, de temáticas relacionadas às mulheres (empowerment feminino e negociação do sexo seguro). A análise dos dados procurou apontar, a partir dos Estudos Feministas e dos Estudos Culturais, alguns aspectos relativos à dimensão cultural e política da estratégia governamental de se valer da televisão, como uma instância pedagógica para apresentar campanhas de saúde.

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Biografia do Autor

Luís Henrique Sacchi dos Santos, UFRGS, ULBRA

Luís Henrique Sacchi dos Santos é professor da Faculdade de Educação da UFRGS e do Programa de Pós-Graduação em Educação da ULBRA.

Dagmar Estermann Meyer, UFRGS

Dagmar Estermann Meyer é professora da Faculdade de Educação da UFRGS.

Dora Lúcia de Oliveira, UFRGS

Dora Lúcia de Oliveira é professora da Faculdade de Enfermagem da UFRGS.

Daniela Montano Wilhelms, Grupo Hospitalar Conceição

Daniela Montano Wilhelms é médica de família e comunidade do Grupo Hospitalar Conceição.

Arquivos adicionais

Publicado

2011-09-13

Como Citar

Santos, L. H. S. dos, Meyer, D. E., Oliveira, D. L. de, & Wilhelms, D. M. (2011). De que Realidades ’Falam’ os Anúncios de Prevenção ao HIV/AIDS?. Educação & Realidade, 30(1). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/23006

Edição

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