Críticas Piagetianas e Psicanalíticas à Atual Formação de Professores

Autores

  • Paulo Padilla Petry Unilasalle

Palavras-chave:

Psicanálise e Educação. Tomada de Consciência. Formação de Professores.

Resumo

Neste artigo, parte-se das teorias piagetianas e psicanalíticas para criticar algumas práticas atuais na formação de educadores. Pela teoria psicanalítica, é impossível chegar a um meio termo ideal entre repressão excessiva e falta de limites, mas é possível criticar a idéia de ajustar medidas educativas aos educandos por dificultar a ação educativa e aumentar a impotência de pais e professores. Pela teoria piagetiana, parece claro que a mera repetição de teorias apresentadas em cursos não causa grande impacto na prática educativa e que uma alternativa viável mais interessante para mudar a educação seriam cursos nos quais os educadores possam construir suas

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Biografia do Autor

Paulo Padilla Petry, Unilasalle

Paulo Padilla Petry é professor de Psicologia da Educação, Elementos de Psicopatologia e Psicopedagogia Clínica e Institucional 11 no Centro Universitário Unilasalle.

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Publicado

2011-09-12

Como Citar

Petry, P. P. (2011). Críticas Piagetianas e Psicanalíticas à Atual Formação de Professores. Educação & Realidade, 31(1). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/22977

Edição

Seção

Artigos