Análise de um Fórum Pedagógico de Discussão na Internet

Autores

  • Fernando Hartmann FURG

Palavras-chave:

Fórum Pedagógico. Comunidade de Aprendizagem. Discurso Pedagógico. Análise de Discursos. Educação a Distância.

Resumo

No quadro de novos dispositivos de educação a distância aparecem formas de comunicação pedagógica fundadas com a utilização de redes na internet que interrogam a linguística e a pedagogia. Propõe-se, portanto, uma análise do uso da língua nestas formas de interlocução. Destacou-se uma prática pedagógica que privilegiou a interação on line e a criação de uma comunidade de aprendizagem. As análises evidenciaram que, num forchat, com objetivos pedagógicos, as formas de discurso relatado marcado são muito frequentes. Também foi possível constatar o sentimento de pertencimento à comunidade, o aumento gradativo da utilização da segundo pessoa e o uso frequente de elementos fáticos iguais aos utilizados em conversas informais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernando Hartmann, FURG

Possui Mestrado (2003) e Doutorado (2007) em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. É Professor Adjunto na FURG e participa de uma Cátedra da UNESCO, sobre multilinguismo, com sede na Unicamp. Temas de pesquisa: Clínica Psicanalítica, Psicologia Social, Psicologia da Educação, Aprendizagem, Tecnologia Educacional, Linguística, Análise de Discurso, Políticas Públicas.

Arquivos adicionais

Publicado

2011-12-07

Como Citar

Hartmann, F. (2011). Análise de um Fórum Pedagógico de Discussão na Internet. Educação & Realidade, 36(3). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/18483

Edição

Seção

Língua, Discurso e Sujeito na Educação