Acessibilidade / Reportar erro

Corpo, gênero e sexualidade nos registros de indisciplina

Body, gender and sexuality in indiscipline records

Resumos

Este artigo é resultado de uma pesquisa realizada no Departamento de Ações Pedagógicas da Secretaria de Educação de Juiz de Fora. Trabalhando com os registros feitos entre 2007 e 2009, vamos centralizar nossas análises nos casos em que o corpo, o gênero e a sexualidade interagem com as indisciplinas. Entendendo essas categorias como construções discursivas e históricas, estamos propondo pensar os mecanismos de sua construção através dos enfrentamentos que ocorrem na escola. Desse modo, é na perspectiva Pós-estruturalista, sobretudo nas contribuições de Michel Foucault que estará nosso embasamento teórico-metodológico.

Corpo; Gênero; Sexualidades; Escolas


This article is the result of a research realized in the Pedagogical Actions Department in Juiz de Fora Education Secretary Office. Working with the records from 2007 to 2009, we will center our analysis in the cases in which the body, gender and sexuality interact with 'indiscipline'. Understanding these categories as discursive and historical constructions, we are purposing to think the constructions mechanisms through what is faced and happened at school. In this way, it is the Post-structuralism perspective, mainly the contributions by Michel Foucault, that will be our theoretical-methodological basis.

Body; Gender; Sexualities; Schools


  • ALBUQUERQUE JUNIOR, Durval Muniz. No Castelo da História Só Há Processos e Metamorfoses, Sem Veredicto Final. In: PASSETI, Edson. Kafka, Foucault: sem medos. Cotia: Ateliê Editorial, 2004. P. 13-32.
  • BRITZMAN, Deborah P. O Que É Esta Coisa Chamada Amor – Identidade Homossexual, Educação e Currículo. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 21, n. 1, p. 71-96, jan./jun. 1996.
  • BUTLER, Judith. Deshacer el Género Barcelona: Edições Paidós Ibérica, 2004.
  • BUTLER, Judith. El Género en Disputa El Feminismo y La Subversión de La Identidad. Barcelona: Paidós, 2007.
  • DELEUZE, Gilles; PARNET, Claire. Diálogos São Paulo: Escuta, 1998.
  • EWALD, François. Foucault a Norma e o Direito. Rio de Janeiro: Vega, 2000.
  • FOUCAULT, Michel. Vigiar e Punir: nascimento da prisão. Petrópolis: Vozes, 1987.
  • FOUCAULT, Michel. História da Sexualidade I: a vontade de saber. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1988.
  • FOUCAULT, Michel. Resumo dos Cursos do Collège de France (1970-1982) Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1997.
  • FOUCAULT, Michel. Ditos e Escritos Rio de Janeiro: Forense Universitária, v. V (Ética, Sexualidade, Política), 2006.
  • FOUCAULT por Ele Mesmo. Direção: Philippe Calderon. França: ARTE France/BFCP Productions, 2003. 1 DVD (63 min., cor).
  • GIDEENS, Antony. A Transformação da Intimidade: sexualidade, amor e erotismo nas sociedades modernas. São Paulo: Editora UNESP, 1993.
  • LARROSA, Jorge. Tecnologias do Eu e Educação. In: SILVA, Tomaz Tadeu da (Org.). O Sujeito da Educação: estudos foucaultianos. Petrópolis: Vozes, 1994. P. 35-86.
  • MARSHAL, James D. Michel Foucault: pesquisa educacional como problematização. In: PETERS, Michael A.; BESLEY, Tina (Org.). Por que Foucault? Novas Diretrizes para a Pesquisa Educacional. Porto Alegre: Artmed, 2008. P. 25-39.
  • MEYER, Dagmar Estermann; SOARES, Rosângela de F. Rodrigues. Corpo, Gênero e Sexualidade nas Práticas Escolares: um início de reflexão. In: MEYER, Dagmar Estermann; SOARES, Rosângela de F. Rodrigues (Org.). Corpo, Gênero e Sexualidade Porto Alegre: Mediação, 2004. P. 05-16.
  • ORLANDI, Luiz Benedito Lacerda. Corporeidades em Minidesfile. In: FONSECA, Tânia Mara Galli; ENGELHAM, Selda (Org.). Corpo, Arte e Clínica Porto Alegre: Editora UFRGS, 2004. P. 65-87.
  • PENEDO, Susana López. El Laberinto Queer – La Identidad en Tiempos de Neoliberalismo Barcelona-Madrid: Egales Editorial, 2008.
  • SCOTT, Joan. Gênero: uma categoria útil de análise histórica. Educação & Realidade, Porto Alegre, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, v. 20, n. 2, jul./dez. 1995.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    07 Abr 2015
  • Data do Fascículo
    Dez 2012

Histórico

  • Recebido
    Nov 2010
  • Aceito
    Set 2011
Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Faculdade de Educação Avenida Paulo Gama, s/n, Faculdade de Educação - Prédio 12201 - Sala 914, 90046-900 Porto Alegre/RS – Brasil, Tel.: (55 51) 3308-3268, Fax: (55 51) 3308-3985 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: educreal@ufrgs.br