Os Cinco Olhos do Diabo: os castigos corporais nas escolas do século XIX

Autores

  • Daniel Cavalcanti de albuquerque Lemos ISERJ - FAETEC

Palavras-chave:

Castigos Corporais. Disciplinarização. História da Educação.

Resumo

O presente trabalho analisa a prática de castigos corporais nas escolas primárias da Corte, investigando-a como forma de disciplinar, constituir e consolidar uma determinada cultura escolar, aqui entendida como um conjunto de normas, posturas e condutas impostas aos jovens, como forma de se obter uma disciplinarização do corpo e do espírito. A Palmatória, foi um objeto que assim como o livro, o quadro, a pena, marcou sua presença na escola e no imaginário da sociedade sobre a escola. Ao ponto de serem retratadas na literatura da época. Analiso fontes que demonstram os rumos da discussão acerca dos castigos corporais, os limites da autoridade do professor e a intervenção da sociedade nesse debate.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniel Cavalcanti de albuquerque Lemos, ISERJ - FAETEC

Professor do Ensino Superior do ISERJ – FAETEC, Rio de Janeiro, RJ. Graduado em Pedagogia e Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Doutor em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Publicado

2012-08-20

Como Citar

Lemos, D. C. de albuquerque. (2012). Os Cinco Olhos do Diabo: os castigos corporais nas escolas do século XIX. Educação & Realidade, 37(2). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/17029

Edição

Seção

Artigos