A Questão do Método e da Metodologia: uma análise da produção acadêmica sobre professores(as) da Região Centro-Oeste/Brasil

Autores

  • Solange Martins Oliveira Magalhães Universidade Federal de Goiás
  • Ruth Catarina Cerqueira R. de Souza Universidade Federal de Goiás

Palavras-chave:

Pesquisa Educacional. Professor. Método de Investigação. Formação de Professores.

Resumo

O objetivo deste artigo é discutir a questão do método e da metodologia desenvolvidos na produção acadêmica sobre os professores(as) dos Programas de Pós-Graduação em Educação da Região Centro-Oeste, período 1995 a 2009. As atividades já realizadas abrangem levantamento da produção, leitura integral dos trabalhos, fichamento e análise. Elegeuse as seguintes categorias de análise: tema, referencial teórico, método, metodologia, tipo de pesquisa, concepções de educação e de professor. Os resultados demonstram as dificuldades na busca do posicionamento conceitual e aprimoramento metódico e metodológico da produção. Apontam para a necessidade de maior rigor teóricometodológico, o que implica na clareza da intencionalidade metódica, das escolhas ontológicas e gnosiológicas dos pesquisadores.

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Biografia do Autor

Solange Martins Oliveira Magalhães, Universidade Federal de Goiás

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Goiás. Professora do curso de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação, Faculdade de Educaçao, Universidade Federal de Goiás.

Ruth Catarina Cerqueira R. de Souza, Universidade Federal de Goiás

Doutora em Psicologia pela Universite Catholique de Louvain. Professora do curso de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Goiás.

Publicado

2012-08-20

Como Citar

Magalhães, S. M. O., & Souza, R. C. C. R. de. (2012). A Questão do Método e da Metodologia: uma análise da produção acadêmica sobre professores(as) da Região Centro-Oeste/Brasil. Educação & Realidade, 37(2). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/16991

Edição

Seção

Artigos