Uma Pedagogia Histórica: caminhos para uma história da disciplina escolar

Autores

  • Arlette Medeiros Gasparello Universidade Federal Fluminense

Palavras-chave:

Disciplina Escolar. Livro Didático. Ensino de História. Professor/ Autor. Historiografia.

Resumo

O trabalho tem como objetivo discutir a contribuição dos historiadores franceses Charles-Victor Langlois e Charles Seignobos na constituição de uma pedagogia dahistória escolar no ensino secundário brasileiro. Como historiadores e docentes, suas produções abrangem não só textos históricos de metodologia da pesquisa histórica, mas também textos de metodologia do ensino dessa disciplina e livros didáticos. Suas obras foram lidas e referenciadas por professores e autores didáticos no Brasil, o que as tornam de grande interesse para este estudo sobre os processos de circulação, apropriação e construção de saberes nos textos publicados sobre educação e história no final do século XIX e início de século XX.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Arlette Medeiros Gasparello, Universidade Federal Fluminense

Arlette Medeiros Gasparello é doutora em História da Educação (PUC-SP) e professora do Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado e Doutorado da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF). E-mail: arlettemg@gmail.com.

Arquivos adicionais

Publicado

2011-04-15

Como Citar

Gasparello, A. M. (2011). Uma Pedagogia Histórica: caminhos para uma história da disciplina escolar. Educação & Realidade, 36(1). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/15071

Edição

Seção

Ensino de História