O sensível sob o admirar filosófico

Autores

  • Sandra Regina Simonis Richter UNISC

Palavras-chave:

Platão, imaginação poética, pintura.

Resumo

Para problematizar concepções polarizadas na redução do sensível ou na exacerbação do racional que orientam ações educativas em artes plásticas, este ensaio propõe uma experiência de pensamento que faça emergir as contradições e ambigüidades da tensão filosófica, em torno das noções de imagem pictórica e imaginação poética a partir do antigo legado cultural de interdição ao olhar que se distrai com a variedade do mundo. Entre a sacralização ou a condenação filosófica que permanece e o que a dimensão ficcional da arte projeta à educação, podemos afirmar a imaginação poética como dinâmica de um pensamento proteiforme, que encontra sua força quando faz o corpo transfigurar a realidade para plasmar ações na convivência mundana.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sandra Regina Simonis Richter, UNISC

Sandra Regina Simonis Richter é professora da Universidade de Santa Cruz do Sul, membro do Grupo de Estudos Poéticos da UNISC e do GEARTE-UFRGS.

Arquivos adicionais

Publicado

2010-03-22

Como Citar

Richter, S. R. S. (2010). O sensível sob o admirar filosófico. Educação & Realidade, 30(2). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/12452

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)