Visualidade, entre significação sensível e inteligível.

Autores

  • Ana Claudia Mei Alves de Oliveira

Palavras-chave:

semiótica, texto visual, significação, enunciação, interação.

Resumo

O principal objetivo deste artigo é mostrar a relevância de compreender a estrutura da comunicação do texto visual. As diferentes posições dos sujeitos da enunciação (o enunciador e o enunciatário) constituem a principal chave para analisar como o texto visual faz ver o que ele mostra. Os arranjos das relações interativas entre o enunciador e o enunciatário assumem formas de contrato entre essas duas figuras do discurso. Como resultado dessas formas, o sentido é experienciado, assim como é racionalizado. Intercomunicantes e guardando entre si relações de complementariedade, esses modos de construção do sentido nos levaram ao estabelecimento de correlações entre regimes de interação e regimes de sentido. A abordagem semiótica dessas correlações oferece um modelo teórico e metodológico para descrever e interpretar os textos visuais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Claudia Mei Alves de Oliveira

Ana Claudia Mei Alves de Oliveira é professora da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. É membro fundador do Centro de Pesquisas Sociossemióticas (CNRS-PUC/SP:COS-USP), do qual integra o Comitê Executivo.

Arquivos adicionais

Publicado

2010-03-22

Como Citar

Oliveira, A. C. M. A. de. (2010). Visualidade, entre significação sensível e inteligível. Educação & Realidade, 30(2). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/12418

Edição

Seção

Artigos