Estágio Docente: análise de interações sociais em sala de aula

Autores

  • Russel Teresinha Dutra Rosa UFRGS
  • Maria Helena Degani Veit UFRGS

Palavras-chave:

Formação de Professores de Biologia. Perspectiva Sociológica.

Resumo

O presente artigo resulta de um estudo de caso do processo de formação inicial de professores para o Ensino Médio, em curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. O foco é a relação pedagógica estabelecida entre 30 professores estagiários e alunos do Ensino Médio, como parte das atividades da disciplina de Prática de Ensino, sendo analisadas interações entre docentes e alunos, enfocando a constituição da posição de autoridade do jovem professor. É discutido o planejamento do discurso regulador – categoria pertencente à perspectiva teórica de Basil Bernstein – direcionado pelo princípio do respeito mútuo e caracterizado pela explicitação de regras contextuais para práticas sociais. A pesquisa empregou como referencial teórico-metodológico além das contribuições de Basil Bernstein, conceituação do interacionismo simbólico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Russel Teresinha Dutra Rosa, UFRGS

Russel Teresinha Dutra da Rosa é doutora em Educação pelo Programa de Pós- Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. É professora do Departamento de Ensino e Currículo da Faculdade de Educação da UFRGS, Porto Alegre, RS.

E-mail: russeltdr@gmail.com

Maria Helena Degani Veit, UFRGS

Maria Helena Degani Veit é doutora em Sociologia da Educação pela McGill University no Canadá. É professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS.


E-mail: degani.veit@ufrgs.br

Arquivos adicionais

Publicado

2011-04-20

Como Citar

Rosa, R. T. D., & Veit, M. H. D. (2011). Estágio Docente: análise de interações sociais em sala de aula. Educação & Realidade, 36(1). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/10449

Edição

Seção

Artigos