Políticas Editoriais

Foco e Escopo

Este é um periódico semestral editado pelos discentes do curso de pós-graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Mestrado e Doutorado), com a finalidade de auxiliar na comunicação, na divulgação e no intercâmbio de práticas, reflexões e resultados obtidos pelos pesquisadores vinculados ao campo das Ciências Sociais.

Missão

Disponibilizar, por intermédio da publicação online, trabalhos científicos entendidos como relevantes às Ciências Sociais, especialmente os produzidos por pesquisadores ligados à pós-graduação nacional e internacional.

Público alvo

Em termos estritos e entre autores e leitores, nosso público-alvo é oriundo do universo acadêmico, notadamente pesquisadores, estudantes e professores ligados à pesquisa social e a produção científica.

Políticas de submissão

A Revista Contraponto é editada semestralmente e aceita para publicação trabalhos acadêmicos de pesquisa, resenhas e traduções, às quais se requer qualidade, originalidade, relevância e ineditismo. Para informações mais detalhadas, recomenda-se a leitura do subitem “Diretrizes para Autores”, contido no link “Submissões.

 

Políticas de Seção

Editorial

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Sumário

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Artigos

Política padrão de seção

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Monografias

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

Para informações mais detalhadas sobre este tema, recomenda-se a leitura do subitem “Diretrizes para Autores”, contido no link “Submissões.

 

Periodicidade

Este é um periódico semestral editado pelos discentes do curso de pós-graduação em Sociologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com publicação anual de dois números: jan./jun. e jul./dez.

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...

 

Editorial

EDITORIAL

 

Contraponto – Revista Eletrônica dos Pós-Graduandos do PPGS/UFRGS

 

A revista semestral Contraponto é uma publicação eletrônica editada pelo corpo discente do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, a qual possui a proposta de objetivar e potencializar a publicação de trabalhos científicos desenvolvidos pelos mestrandos e doutorandos do programa de Pós-graduação em Sociologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGS/UFRGS), bem como de programas similares no Brasil e exterior. São privilegiados artigos, pesquisas, resenhas e traduções desenvolvidas pelos alunos, mesmo que em co-autoria, com a finalidade de contribuir para o avanço do debate acerca da sociologia e das relações sociais.

No intuito de colaborar com as diretrizes de internacionalização do PPGS, abriremos nossas chamadas de artigos para publicações em outras línguas, buscando fixar eixos colaborativos internacionais. Desse modo, nossa publicação recebe tanto artigos em língua portuguesa quanto em espanhola e inglesa.

Concernente à nossa filosofia de publicação, nenhum campo da sociologia será tratado como preferencial pela presente revista, estando esta aberta a todos os ramos sociológicos, tais como a Sociologia do Trabalho, a Sociologia Rural e a Sociologia Organizacional. Acreditamos firmemente que a qualificada produção científica de nosso e de outros Programas de Pós-graduação encontrarão na Contraponto e em sua proposta on-line – mediada pela plataforma aberta OJS SEER – uma forma extremamente útil e dinâmica de apresentar, tanto para o Brasil quanto para o Exterior, o que está sendo realizado em termos de produção científica pelo seu corpo discente.

Em suma, nossa proposta é estimular a difusão científica e, ao mesmo tempo, dividir o conhecimento resultante com a comunidade acadêmica, em especial, e com a sociedade, de uma forma geral. Finalmente, destacamos que não nos responsabilizamos pelas opiniões, considerações ou valores emitidos pelos autores, as quais podem não refletir, necessariamente, a posição deste periódico ou de seu Conselho Editorial.

 

A Comissão Editorial

 

EXPEDIENTE

 

Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Reitor: Carlos Alexandre Netto

 

Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH)

Diretor: Soraya Maria Vargas Côrtes

Vice-diretor: Claudia Wasserman

 

Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS)

Coordenador: Marilis Lemos Padilha

 

Editor-gerente:

Gabriel Guerra Câmara (doutorado) 

 

Comissão Editorial:

 

Fernando Gonçalves de Gonçalves (doutorado)

Bruno Casalotti (Mestrado)

Rodrigo Dilélio Campos (Mestrado)

Alexandre Prinzler Karpowicz (doutorado)

Stefan Hubert (doutorado)

Gabriela Ramão de Freitas (mestrado)

Pedro Dionizio de Mello (mestrado)

Ricardo Cortez Lopes (doutorado)

Rodrigo Lopes (doutorado)


Revisoras: 

Lis Yana de Lima Martinez

Carolina Navarrina de Moura


 

 

 

Contato

Somente via e-mail: admcontraponto@gmail.com

 

Endereço:

Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH)

Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS)

Av. Bento Gonçalves, 9.500 – Sala 103 IFCH Campus do Vale

CEP: 91509-900 Porto Alegre / RS

Tel: (51) 3308.6635 Fax: (51) 3308.6637