Formação artístico-cultural de pais e professores de alunos de instituições educacionais: a dança em foco

Autores

  • Alba Pedreira Vieira Universidade Federal de Viçosa

DOI:

https://doi.org/10.22456/2236-3254.20896

Palavras-chave:

Dança, Formação Artístico-Cultural, Pais, Professores

Resumo

Um dos grandes desafios enfrentados pela dança na contemporaneidade é realizar propostas educacionais em instituições educacionais que envolvam não somente os alunos, mas também seus pais e professores. O presente projeto de pesquisa, em interface com a extensão e o ensino, desenvolveu oficinas e outras atividades de dança com estudantes de 7-12 anos em três escolas públicas e três centros de educação infantil da cidade de Viçosa/MG e, também, com seus pais e professores. Delimitamos, neste artigo, nossa discussão à narração e reflexão sobre as ações e propostas artístico-culturais de dança com o público adulto. O trabalho com os professores, além de ter lhes permitido vivenciar a dança como arte, acrescentando essa experiência em sua formação cultural pessoal e profissional, permitiu também que eles se dessem continuidade ao trabalho (em dança ou por meio da dança) com seus alunos. Eles foram capacitados a se tornarem agentes multiplicadores das atividades do projeto. As oficinas de dança com os pais dos alunos tiveram o objetivo de promover a educação para e pela dança no sentido de enriquecer seu repertório corporal. Buscamos também promover momentos de sociabilização entre os pais, buscando ampliar a aproximação entre si mesmos e com as instituições educacionais, já que estas, muitas vezes, não lhes oferecem, de forma sistematizada, vivências artísticas enriquecedoras. Por termos obtidos resultados bastante positivos nesse trabalho, sugerimos que projetos similares sejam desenvolvidos em outras instituições educacionais brasileiras tanto do ensino básico como da educação infantil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alba Pedreira Vieira, Universidade Federal de Viçosa

possui graduação em Educação Física pela Escola Superior de Educação Física de Goiás (1987), mestrado em Educação Física - Valdosta State University (1996), e doutorado em Dança pela Temple University, Estados Unidos (2007). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal de Viçosa. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em DANÇA E EDUCAÇÃO, atuando principalmente nos seguintes temas: dança, educação, cultura,  e escola. Foi membro da Comissão de Criação do Curso de Graduação em Dança (Licenciatura e Bacharelado) e Coordenadora Geral do Curso de Especilização Lato Sensu em Dança Educativa Moderna da Universidade Federal de Viçosa (UFV). Na UFV atuou como Coordenadora Geral do Curso de Graduação em Dança (Licenciatura e Bacharelado) e Chefe do Departamento de Artes e Humanidades. Líder do Grupo de Pesquisa Transdisciplinar em Dança (cadastrado no CNPq). Co-autora do Relatório da UNESCO sobre as Diretrizes para o Ensino da Dança nos países da América Latina e do Caribe. Membro da World Dance Alliance e do Congress of Research in Dance. Tem artigos e capítulos de livro publicados no Brasil e no exterior, e autora do livro digital  "Educação para as Artes" (2010).

Downloads

Publicado

2012-03-01

Como Citar

Vieira, A. P. (2012). Formação artístico-cultural de pais e professores de alunos de instituições educacionais: a dança em foco. Cena, (10). https://doi.org/10.22456/2236-3254.20896

Edição

Seção

Artigos