AÇÕES DE DIFUSÃO INTERNACIONAL DA LÍNGUA PORTUGUESA

Autores

  • Simone da Costa Carvalho Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Margarete Schlatter Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.22456/2236-6385.26027

Palavras-chave:

política e planificação linguística – português língua adicional – Celpe-Bras

Resumo

Situando a língua(gem) no centro da esfera produtiva, a Sociedade do Conhecimento (OLIVEIRA, 2010) está fortemente vinculada à dinâmica do mercado linguístico de diversos países. Este trabalho apresenta um panorama de ações políticas e de planificação linguística relacionadas ao ensino e à promoção internacional do português como língua adicional. Primeiramente, apresentamos os conceitos de política e planificação linguística (HORNBERGER, 2006) e a noção de mercado linguístico (BOURDIEU, 1998). Em seguida, apresentamos ações na área de políticas linguísticas externas, bem como outras iniciativas de promoção da língua portuguesa coordenadas pelo Estado brasileiro, com destaque para o exame Celpe-Bras.

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Biografia do Autor

Simone da Costa Carvalho, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestranda em Linguística Aplicada no Programa de Pós-Graduação em Letras da UFRGS.

Margarete Schlatter, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professora do Departamento de Línguas Modernas e do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFRGS.

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Publicado

2012-02-15

Como Citar

CARVALHO, S. da C.; SCHLATTER, M. AÇÕES DE DIFUSÃO INTERNACIONAL DA LÍNGUA PORTUGUESA. Cadernos do IL, [S. l.], n. 42, p. 260–284, 2012. DOI: 10.22456/2236-6385.26027. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/26027. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos de estudos literários