Pela organização da escola e do ensino: o self-government de António Sérgio - For organising the school and teaching: the self-government of António Sérgio
Palavras-chave:
António Sérgio, self-government, pedagogia, renovação do ensinoResumo
Compreender a educação passa, inevitavelmente, por pensarmos todos aqueles que contribuíram para a renovação das práticas pedagógicas. Conhecer cada um dos protagonistas é compreender toda a educação a partir dos obstáculos que cada um teve que ultrapassar. Com este artigo pretendemos compreender o contributo da obra de António Sérgio para a renovação da educação na primeira metade do século 20em Portugal. Comofontes utilizámos conferências, cartas, textos doutrinários e ensaios. Os descritores que utilizámos na análise foram crítica à pedagogia tradicional, pedagogia qualitativa, self-government e a escola-município, ensino infantil e primário. Em conclusão, o autor foi um forte opositor ao ensino tradicional e impulsionador de uma educaçao baseada no self-government.
Palavras-chave: António Sérgio, self-government, pedagogia, renovação do ensino.
FOR ORGANISING THE SCHOOL AND TEACHING: THE SELF-GOVERNMENT OF ANTÓNIO SÉRGIO
Abstract
Understanding the education passes inevitably think about all those who have contributed to the renewal of teaching practices. Meet each of the protagonists is to understand the entire education from the obstacles that each had to overcome. With this article we want to understand the contribution of António Sérgio for renewal of education in the first half of the 20th century in Portugal. We used as sources conferences, letters, doctrinal texts and essays. The descriptors that we used in the analysis were critique of traditional pedagogy, qualitative pedagogy, self-government and school-municipality, infantile and primary education. In conclusion, the author was a strong opponent to the traditional teaching and great booster of an education based on self-government.
Key-words: António Sérgio, self-government, pedagogy, renewal of teaching.
PARA LA ORGANIZACIÓN DE LA ESCUELA Y LA FORMACIÓN PROFESIONAL: El SELF-GOVERNMENT DE ANTÓNIO SÉRGIO
Resumen
Entender la educación pasa inevitablemente pensar en todos aquellos que han contribuido a la renovación de las prácticas pedagógicas. Conocer cada uno de los protagonistas es entender la educación completa teniendo en cuenta los obstáculos que cada uno tenía que superar. Con este artículo queremos entender la contribución de António Sérgio para la renovación de la educación en la primera mitad del siglo 20 en Portugal. Hemos utilizado como fuentes conferencias, cartas, textos doctrinales y ensayos. Los descriptores que hemos utilizado en el análisis fueron crítica de la pedagogía tradicional, pedagogía cualitativa, autogobierno y escuela-municipio, educación infantil y primaria. En conclusión, el autor fue un fuerte opositor a la enseñanza tradicional y gran promotor de una educación basada en la autonomía
Palabras-clave: António Sérgio, self-government, pedagogía, renovación de la enseñanza.
POUR L'ORGANISATION DE L'ÉCOLE ET L'ENSEIGNEMENT PROFESSIONNEL: LE SELF-GOVERNMENT DE ANTÓNIO SÉRGIO
Résumé
Comprendre l'éducation passe inévitablement pour penser à tous ceux qui ont contribué au renouvellement des pratiques pédagogiques. Connaître chacun des protagonistes doit comprendre éducation toute entière à partir des obstacles que chacun a dû surmonter. Avec cet article, nous voulons comprendre la contribution d´António Sérgio pour la rénovation de l'enseignement dans la première moitié du 20e siècle au Portugal. Nous avons utilisé comme sources des conférences, des lettres, des textes doctrinaux et des essais. Les descripteurs que nous avons utilisés dans l'analyse ont été critique de la pédagogie traditionnelle, pédagogie qualitative, autonomie et l'école et la municipalité, éducation infantile et primaire. En conclusion, l'auteur a été un adversaire fort à l'enseignement traditionnel et un grand propulseur d'une éducation basée sur l'autonomie.
Mots-clé: António Sérgio, self-government, pédagogie, renouvellement de l’enseignement.
Downloads
Referências
BRÁS, José Viegas; GONÇALVES, Maria Neves. O governo da alma pública: finais da Monarquia e 1ª República. In: BRÁS, José Viegas; GONÇALVES, Maria Neves. O imperativo republicano em debate. Lisboa: Edições Universitárias Lusófonas, 2011, p. 21-44.
CARVALHO, Maria João de. A modalidade de escolha do diretor na escola pública portuguesa. Revista Lusófona de Educação, n. 22, 2012, p. 103-121.
CARVALHO, Maria João de. Paulo Freire: a construção da escola democrática a partir da decisão. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, v. 3, n. 25, 2009, p. 41-54.
CUNHA, Norberto. Conhecimento e história em António Sérgio. Gil Vicente, n. 13-14, 1983, p. 21-28.
FERNANDES, Rogério (Int. e notas). Cartas de António Sérgio a Álvaro Pinto (1911-1919). Lisboa: Edição da Revista Ocidente, 1972.
FERNANDES, Rogério. Duas cartas inéditas de António Sérgio para Afonso Lopes Vieira. Colóquio/Letras, n. 46, 1978, p. 57-66.
FERNANDES, Rogério. A pedagogia portuguesa contemporânea. Lisboa: Instituto de Cultura Portuguesa, 1979.
FERNANDES, Rogério. António Sérgio: notas biográficas. Revista Lusófona de Educação, n. 12, 2008, p. 13-28.
HAMELINE, Daniel; NÓVOA, António. Autobiografia inédita de António Sérgio: escrita aos 32 anos no Livre d’Or do Instituto Jean-Jacques Rousseau (Genève). Revista Crítica de Ciências Sociais, 1990, p. 141-178.
KERSCHENSTEINER, Georg. La educación cívica. Barcelona: Labor, s.d.
MARTINS, Moisés de Lemos; PINTO, Manuel (orgs.). Mentalidade democrática e educação na seara nova e na obra de António Sérgio. CONGRESSO DA ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 5, 2008. Actas ... Braga: Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, 2008, p. 1782-1795.
MATOS, A. Campos. Bibliografia de António Sérgio. Revista de História das Ideias, Coimbra, v. 5, 1983, p. 1025-1107.
MIMOSO, Anabela. O ideário republicano educativo da 1ª série da revista A Águia. In BRÁS, José Viegas; GONÇALVES, Maria Neves (org.). O imperativo republicano em debate. Lisboa: Edições Universitárias Lusófonas, 2011, p. 101-107.
MONTESSORI. Maria. A criança. Lisboa: Portugália, 1966.
MONTESSORI. Maria. Montessori em família. Lisboa: Portugália, s.d.
NÓVOA, António. António Sérgio. In: UNESCO. Thinkers on education. Unesco: Publishing/Oxford & IBH Publishing, v. 4, 1994, p. 501-518.
PATRÍCIO, Manuel Ferreira. António Sérgio: figuras da pedagogia contemporânea. Évora: Universidade de Évora, 1984.
PATRÍCIO, Manuel Ferreira. A lógica de António Sérgio. Revista Portuguesa de Filosofia, n. 43, 1987, p. 1-30.
PIRES, Daniel. Prefácio. António Sérgio em Macau: nove cartas inéditas. Revista de Cultura, Macau, 1988-1989, p. 110-156.
RICARDO, Maria Manuel Calvet. As teses de António Sérgio sobre a educação: o ensino como factor de ressurgimento nacional. In: BRÁS, José Viegas; GONÇALVES, Maria Neves. O imperativo republicano em debate. Lisboa: Edições Universitárias Lusófonas, 2011, p. 113-120.
SÉRGIO, António. O self-government e a escola. A Águia, v. V, 1914a, p. 187-189.
SÉRGIO, António. O self-government e a escola I. A Águia, v. VI, 1914b, p. 25-29.
SÉRGIO, António. O self-government e a escola II. A Águia, v. VI, 1914c, p. 58-64.
SÉRGIO, António. O self-government e a escola III. A Águia, v. VI. Porto, 1914d, p. 91-96.
SÉRGIO, António. Educação cívica. Renascença Portuguesa. Porto, 1915.
SÉRGIO, António. Considerações histórico-pedagógicas antepostas a um manual de instrução agrícola na escola primária. Renascença Portuguesa. Porto, 1916.
SÉRGIO, António. Função social dos estudantes e a sua preparação para a intervenção futura na sociedade portuguesa. Renascença Portuguesa. Porto, 1917.
SÉRGIO, António. O ensino como factor de ressurgimento nacional: defeito dos nossos métodos de ensino e maneira de os corrigir: linhas gerais de uma nova organização. Renascença Portuguesa. Porto, 1918.
SÉRGIO, António. Prefácio. Transformemos a escola de A. Ferrière. Paris: Livraria Francesa e Estrangeira, 1928.
SÉRGIO, António. Sobre educação primária e Infantil. Lisboa: Inquérito, 1939.
SÉRGIO, António. Cartas ao terceiro homem. Obras completas. Lisboa: Livraria Sá da Costa, 1952.
SÉRGIO, António. Cartas do terceiro homem: porta voz das “Pedras Vivas” do “País Real”. Terceira série. Lisboa: Inquérito, 1957.
SÉRGIO, António. Prefácio. Em prol da educação popular. Porto: Marânus, 1960.
SÉRGIO, António. Ensaios I. Obras completas. Lisboa: Livraria Sá da Costa, 1997.
SÉRGIO, António. Ensaios II. Obras completas. Lisboa: Livraria Sá da Costa, 1980a.
SÉRGIO, António. Ensaios III. Obras completas. Lisboa: Livraria Sá da Costa, 1980b.
VENTURA, António. António Sérgio e António Augusto Ferreira de Macedo: marcos de um convívio epistolar (1919-1949). In: VENTURA et al. Estudos sobre António Sérgio. Lisboa: Instituto Nacional de Investigação Científica/Centro de História da Universidade de Lisboa, 1988, p. 51-116.
VENTURA, António. José Régio/António Sérgio: correspondência (1933-1958). Portalegre: Câmara Municipal de Portalegre/Centro de Estudos José Régio, 1994.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
História da Educação utiliza como base para transferência de direitos a licença CreativeCommons BY (creativecommons.org) para periódicos de acesso aberto - Open ArchivesIniciative (OAI), categoria greenroad.
Por acesso aberto entende-se a disponibilização gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença CreativeCommonsAttribution, que permite o compartilhamento do texto com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.