As disputas em torno do ensino primário rural (São Paulo, 1931-1947) - The disputes over the rural primary school education (São Paulo, 1931-1947)

Autores

  • Virgínia Pereira da Silva de Ávila, Brasil Instituto Federal Sul-Rio-Grandense
  • Rosa Fátima de Souza, Brasil Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Palavras-chave:

Educação primária rural, História do ensino rural, Políticas para o ensino rural, Educação rural no estado de São Paulo

Resumo

O objetivo deste texto é reconstituir odebate em torno do ensino primário rural no estado de São Paulo, examinando as representaçõesdos educadores veiculadas na imprensa periódica educacional e as iniciativaspolíticas empreendidas pelo Poder Público. A análise recai, em primeiro lugar,nos problemas e soluções para o ensino primário rural aventado por diferenteseducadores. Em seguida, examinamos as concepções contrastantes dos defensoresda ruralização do ensino e dos partidários da escola comum. Na sequência,ressaltamos as discussões sobre a formação dos professores primários rurais e,por último, analisamos as iniciativas levadas a termo pelos governos do estadode São Paulo para a educação primária rural no período delimitado para esteestudo.

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Biografia do Autor

Virgínia Pereira da Silva de Ávila, Brasil, Instituto Federal Sul-Rio-Grandense

é mestre em educação pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2008) e doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), campus de Araraquara (2013). Professora e orientadora educacional no Instituto Federal Sul-Rio-Grandense/IFSUL, campus sapucaia do Sul. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Cultura e Instituições Educacionais – GEPCIE.

Rosa Fátima de Souza, Brasil, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

ROSA FÁTIMA DE SOUZA é professora adjunta da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, no Departamento de Ciências da Educação e professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Filosofia e Ciências da Unesp, campus de Marília. Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Campinas e doutora em Educação pela Universidade de São Paulo.

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Publicado

2014-04-17

Como Citar

Ávila, Brasil, V. P. da S. de, & Souza, Brasil, R. F. de. (2014). As disputas em torno do ensino primário rural (São Paulo, 1931-1947) - The disputes over the rural primary school education (São Paulo, 1931-1947). Revista História Da Educação, 18(43), 13–32. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/asphe/article/view/39553

Edição

Seção

Dossiê - Dossier