Educação, ética e cidadania na obra de Martim Lutero: contribuições protestantes para a história da educação numa aproximação com Paulo Freire

Autores

  • Alvori Ahlert Unioeste

Resumo

Resumo

O presente texto faz uma leitura interpretativa sobre as concepções de educação, ética e

cidadania na obra de Martim Lutero. Dos seus principais escritos sobre educação buscamos elucidar os conceitos de educação, ética e cidadania e as inter-relações entre seus significados. Neste contexto nossa pesquisa se constitui numa contribuição para a História da Educação e para uma ressignificação da reflexão atual sobre ética e cidadania e seus vínculos com a educação, principalmente, a partir das origens do protestantismo histórico.

Palavras-chave: educação, ética, cidadania, protestantismo, história da educação.

 

Abstract

The following text shows an interpretative reading about the educational, ethical and citizenship conceptions in Martim Lutero´s work. It was supposed, in some of his most  important writings about education, to unravel the educational, ethical and citizenship concepts, besides the inter-relations among their meanings. In this context, this research is build up in a contribution to the Educational History and also to give a new meaning to the current reflection about ethics and citizenship and their relations with the education, especially, from the origins of the historical protestantism.

Keywords: education, ethics, citizenship, protestantism, educational history.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alvori Ahlert, Unioeste

Alvori Ahlert. Mestre em Educação nas Ciências, pela UNIJUÍ, RS, Doutor em Teologia, Área Religião e Educação pelo IEPG/EST, RS, Professor Adjunto da UNIOESTE, membro do GEPEFE e do Grupo de Pesquisa Cultura, Freonteira e Desenvolvimento Regional.

Downloads

Publicado

2012-05-30

Como Citar

Ahlert, A. (2012). Educação, ética e cidadania na obra de Martim Lutero: contribuições protestantes para a história da educação numa aproximação com Paulo Freire. Revista História Da Educação, 10(20), 81–100. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/asphe/article/view/29258

Edição

Seção

Artigo / Article / Artículo