Conflito e ambigüidade entre jesuítas e protestantes no Brasil-Colônia através da depredação dos prédios escolares da Companhia de Jesus

Autores

  • Rachel Silveira Wrege Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp de Presidente Prudente/SP.

Resumo

Resumo

Resultado de uma pesquisa de Iniciação Científica (UNESP) e posteriormente de Mestrado (UNICAMP) abordo nesse artigo aspectos da educação escolar jesuítica no Brasil Colônia a partir da leitura da Obra de Serafim Leite 'História da Companhia de Jesus no Brasil'. Através das pesquisas realizadas pôde-se observar que os ingleses os holandeses e os franceses exerceram uma interferência significativa sobre o funcionamento das instituições escolares dos jesuítas.

Palavras-chaves: história da educação; educação colonial; jesuítas.

 

Abstract

As a result of a “Scientific Initiation” (UNESP) and, after, a “Master Course” research, in this article I analyze aspects of Jesuitic school education in Brazil-Colony from Serafim Leite book titled “The Society of Jesus History in Brazil”. Through my researches, I could observe English, Dutch and French people exercised significant influence over Jesuitic school institutions performance.

Keywords: jesuits; protestants; Brazil colony.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rachel Silveira Wrege, Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp de Presidente Prudente/SP.

Rachel Silveira Wrege é professora do Departamento de Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp de Presidente Prudente/SP.

Downloads

Publicado

2012-05-28

Como Citar

Wrege, R. S. (2012). Conflito e ambigüidade entre jesuítas e protestantes no Brasil-Colônia através da depredação dos prédios escolares da Companhia de Jesus. Revista História Da Educação, 9(18), 159–172. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/asphe/article/view/29132

Edição

Seção

Artigo / Article / Artículo