Actividade e redenção: a criança nova em Maria Montessori

Autores

  • Alberto Filipe Araújo, Alessandra Avanzini Universidade do Minho
  • Joaquim Machado de Araújo Universidade do Minho

Resumo

Resumo

A ideia de Criança Nova em Maria Montessori (1870-1952) resulta da confluência de duas perspectivas, a da pedagogia que se pretende afirmar como ciência e a do humanismo cristão. Neste artigo, os autores procuram, numa primeira parte, especificar o que vem a ser para a pedagoga italiana a liberdade e a actividade da criança e o papel do adulto, principalmente do educador da criança que se auto-educa e, numa segunda parte, debruçam-se sobre o fundo religioso e humanista da obra montessoriana que consagra a criança como um ser espiritual e de natureza divina.

Palavras-chave: actividade; activismo; criança nova; redenção.

 

Abstract

The idea of the New Child in Maria Montesori (1870-1952) is the result of the combination of two perspectives: a pedagogical one, directed at affirming its own scientific status, and one based on Christian Humanism. In this paper the authors try to specify what the Italian pedagogue considered as freedom and activity on the part of the child and the role of the adult, most particularly the role of the educator who also ends up educating himself. At a secondary stage they concentrate on the religious background and the humanism of the Montesorian working method which consecrated the child as a spiritual being who shared the divine nature.

Keywords: activity; new child; redemption

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Biografia do Autor

Alberto Filipe Araújo, Alessandra Avanzini, Universidade do Minho

Alberto Filipe Araújo é Doutorado em Filosofia da Educação pela Universidade do Minho (Braga – Portugal), é Professor Auxiliar com Agregação do Instituto de Educação e Psicologia da mesma universidade.

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Publicado

2012-05-28

Como Citar

Alessandra Avanzini, A. F. A., & de Araújo, J. M. (2012). Actividade e redenção: a criança nova em Maria Montessori. Revista História Da Educação, 9(18), 23–45. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/asphe/article/view/29124

Edição

Seção

Artigo / Article / Artículo