A fabricação de aprendizes nas escolas paulistas do Senai (1942-1955) - The manufacture of apprentices in state of São Paulo schools of the Senai (1942-1955)
Resumo
Resumo
Os trabalhadores paulistanos vinham de movimentos contestatórios que os colocavam na situação de personagens não gratos, haja vista as grandes greves dos anos de 1910 e as mobilizações posteriores. Industriais e reformadores sociais, por sua vez, selavam alianças objetivando controlar o operariado. A formação para o trabalho não passaria ao largo desse movimento social. E, sob as hostes da ciência racional conceberam os cursos para aprendizes SENAI, criados em 1942. Esse trabalho aponta para o processo de fabricação de corpos saudáveis e disciplinados nas escolas paulistas, nas décadas de 1940 e 1950. Discute-se como alunos representados como débeis e doentes foram redimidos para compor a nata do operariado brasileiro, via higienização, dentro e fora das fábricas.
Palavras-chave: educação profissional-história; aprendizes; higiene; saúde; educação.
THE MANUFACTURE OF APPRENTICES IN STATE OF SÃO PAULO SCHOOLS OF THE SENAI (1942-1955)
Abstract
Workers from São Paulo came from opposing movements that posed in the situation of characters not grateful given the great strikes of the years 1910 and subsequent demonstrations. Industrial, social and reformers in turn, sealed alliances aiming to control the working class. Training for the work would off that social movement. And, under the armies of science rational conceived courses for apprentices SENAI, created in 1942. This work points to the process of manufacture of bodies healthy and disciplined in schools in São Paulo, decades of 1940 and 1950. Discusses-as pupils represented as weak and patients were redeemed to compose the cream of working class Brazilian, via hygienisation unit, inside and outside the factories.
Keywords: education professional-history; apprentices; hygiene; health; education.
LA FABRICACIÓN DE APRENDICES EN LAS ESCUELAS DEL SENAI (1942-1955)
Resumen
Los trabajadores paulistanos venían de movimientos contestatarios que los colocaban en una situación de personajes no gratos en vista de las grandes huelgas de 1910 y de las movilizaciones posteriores. Industriales y reformadores sociales, a su vez, sellaban alianzas objetivando controlar a los obreros. La formación para el trabajo no pasaría sin dejar rastros frente a la movimentación de la sociedad. Y bajo las huestes de la ciencia racional concibieron los cursos para aprendices SENAI creados en 1942. Este trabajo apunta para el proceso de fabricación de cuerpos saludables y disciplinados en las escuelas paulistas, en las décadas de 1940 y 1950. Se discute cómo alumnos representados como débiles y enfermos fueron redimidos para componer la nata del movimiento obrero brasileño, vía higienización dentro y fuera de las fabricas.
Palabras clave: educación profesional-historia; aprendices; higiene; salud; educación.
LA FABRICATION D’APPRENTIS AUX ÉCOLES DU SENAI À SÃO PAULO (1942-1955)
Résumé
Les travailleurs de São Paulo provenaient de mouvements contestataires qui les mettaient dans une situation de nonreconnaissance, étant donné les grandes grèves des années 1910 et les mobilisations ultérieures. Des industriels et des réformateurs sociaux à leur tour faisaient des alliances dans le but de contrôler les ouvriers. La formation pour le travail ne mépriserait pas ce mouvement social. Et sous le manteau de la science rationnelle les cours pour apprentis SENAI ont été créés en 1942. Ce travail montre le processus de fabrication de corps sains et disciplinés aux écoles de São Paulo, dans les décénnies de 1940 et de 1950. On y discute comment des élèves représentés comme des débiles et des malades ont été rachetés pour composer l’élite de la main d’oeuvre brésilienne, par la voie de l’higiénisation, au-dedans et endehors des usines.
Mots-clé: Éducation professionnel-histoire; apprentis; hygiène; santé; éducation.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
História da Educação utiliza como base para transferência de direitos a licença CreativeCommons BY (creativecommons.org) para periódicos de acesso aberto - Open ArchivesIniciative (OAI), categoria greenroad.
Por acesso aberto entende-se a disponibilização gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença CreativeCommonsAttribution, que permite o compartilhamento do texto com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.