O rádio e a educação rural no Rio Grande do Sul (1940-1960)

Autores

  • Flávia Obino Corrêa Werle Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos.

Resumo

Este trabalho discute a importância do rádio, no período de 1940 a 1960, como veículo de comunicação e difusão de propostas de modernização do mundo rural e de difusão do ruralismo pedagógico. É um estudo que revisa a história da radiodifusão no país e, com base em fontes documentais, localizadas em arquivos escolares e entrevistas com ex-alunos e ex-professores, apresenta práticas das escolas normais rurais do Rio Grande do Sul que indicam as múltiplas formas de utilização do rádio, articuladamente com a formação de professores. Por fim, discute-se um impresso do governo do Estado, Boletim de educação rural, identificando, dentre suas mensagens, o destaque dado ao rádio.

Palavras chave: educação rural, formação de professores, rádio.

 

THE RADIO AND RURAL EDUCATION IN RIO GRANDE DO SUL (1940-1960)

Abstract

This paper discusses the importance of radio in the period 1940 to 1960 as a vehicle for communication and dissemination of proposals for modernization of the countryside and the rural educational broadcasting. It is a study that reviews the history of broadcasting in the country and, based on documentary sources located in school records, interviews with alumni and former teachers, present practices of rural normal schools of Rio Grande do Sul that indicate multiple forms of using the radio linkage with the training of teachers. Finally it discusses a form of state government, the Bulletin of rural education identified among their messages highlighting the radio.

Keywords: rural education, teacher training, radio.

 

LA RADIO YLA EDUCACIÓN RURAL EN RIO GRANDE DO SUL (1940-1960)

Resumen

En este trabajo se analiza la importancia de la radio en el período 1940 a 1960 como un vehículo para la comunicación y la difusión de las propuestas para la modernización del campo y la radiodifusión educativa rural. Es un estudio que repasa la historia de la radiodifusión en el país y, con base en fuentes documentales encuentra en los registros de la escuela, entrevistas con antiguos alumnos y antiguos profesores, las prácticas actuales de las escuelas normales rurales de Río Grande do Sul, que indican las múltiples formas de Usando la conexión por radio con la formación de profesores. Por último, se describe una forma de gobierno del Estado, el Boletín de educación rural, identificados entre sus mensajes destacando la radio.

Palabras-clave: educación rural, formación del profesorado, la radio.

 

LA RADIO ET L'ÉDUCATION EN MILIEU RURAL RIO GRANDE DO SUL (1940-1960)

Resumé

Cet article traite de l'importance de la radio dans la période 1940 à 1960 en tant que véhicule de communication et de diffusion des propositions pour la modernisation de la campagne et la diffusion d'enseignement rural. C'est une étude qui examine l'histoire de la radiodiffusion dans le pays et, à partir de sources documentaires situés dans les dossiers scolaires, des entrevues avec des anciens élèves et anciens enseignants, les pratiques actuelles des écoles normales rurales du Rio Grande do Sul qui indiquent de multiples formes de Utilisation de la liaison radio avec la formation des enseignants. Enfin, il traite d'une forme de gouvernement de l'État, le Bulletin de l'éducation rurale identifiés parmi leurs messages mettant en évidence la radio.

Mots-clés: éducation en milieu rural, la formation des enseignants, radio.

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Biografia do Autor

Flávia Obino Corrêa Werle, Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos.

Flávia Obino Corrêa Werle é graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com mestrado e doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Professora titular da Universidade do Vale do Rio dos Sinos, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação desde sua criação, em 1994. Desenvolve investigação em temáticas relacionadas a instituições educativas, história da educação, políticas e gestão da educação.

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Publicado

2011-08-04

Como Citar

Werle, F. O. C. (2011). O rádio e a educação rural no Rio Grande do Sul (1940-1960). Revista História Da Educação, 15(35), 126–154. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/asphe/article/view/22198

Edição

Seção

Artigo / Article / Artículo