Fontes históricas na sala de aula: uma possibilidade de produção de conhecimento histórico escolar?

Flávia Eloisa Caimi

Resumo


A incorporação e a utilização de fontes históricas nas aulas de história
constituem pauta dos debates acadêmicos e escolares atuais, nos quais se discute
acerca das suas possibilidades como elemento de superação do conteudismo/verbalismo
e das suas potencialidades como instrumento de produção de conhecimento histórico
na educação básica. Este estudo apresenta a problematização do tema, identificando
nos antigos manuais escolares e nos atuais livros didáticos, bem como nas políticas
públicas instauradas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) e no Programa
Nacional do Livro Didático (PNLD), os usos propostos e efetivados de fontes
como alternativa para a produção de conhecimento histórico no âmbito do ensino
da história escolar, reconhecendo mudanças e permanências ali manifestadas.

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Anos 90 - Revista do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Rio Grande do Sul