Preferências visuais das crianças em salas de aula de educação infantil: uma aproximação experimental

Autores

  • Natalia Giraldo Vásquez Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil Universidade Federal de Santa Catarina Laboratório de Conforto Ambiental
  • Fernando Oscar Ruttkay Pereira Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil Universidade Federal de Santa Catarina Laboratório de Conforto Ambiental
  • Ariane Kuhnen Programa de Pós-graduação em Psicologia Universidade Federal de Santa Catarina Laboratório de Psicologia Ambiental

Palavras-chave:

mapeamento comportamental, crianças, preferências, iluminação, salas de aula.

Resumo

Em conforto visual, as pesquisas com crianças têm sido direcionadas ao estudo dos impactos da luz no desempenho acadêmico, e não propriamente na avaliação das preferências, o que evidencia a carência teórica e metodológica nessa linha de estudo. No caso de crianças mais novas, entre 4 e 7 anos de idade, como as habilidades básicas para o intercâmbio verbal estão em desenvolvimento, restringe-se a aplicação de testes escritos. Este artigo, resultado de um trabalho conjunto entre arquitetura e psicologia, apresenta uma abordagem experimental e multimétodos para levantar as preferências do ambiente luminoso, da paisagem e das características de uso de salas de aula de educação infantil. O estudo foi realizado em duas salas de aula do Colégio Logosófico González Pecotche, da cidade de Florianópolis, durante o mês de agosto de 2015. Neste estudo participaram aproximadamente 30 crianças entre 4 e 6 anos de idade. Os resultados obtidos permitem identificar a preferência das crianças por elementos da paisagem natural e por ambientes luminosos mais claros. Foi identificada a relação que as crianças fazem entre as condições de iluminação e as atividades realizadas. Finalmente, a abordagem metodológica se mostra efetiva na aproximação das crianças e na avaliação das preferências com relação ao ambiente luminoso das salas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

11.07.2018

Como Citar

VÁSQUEZ, N. G.; PEREIRA, F. O. R.; KUHNEN, A. Preferências visuais das crianças em salas de aula de educação infantil: uma aproximação experimental. Ambiente Construído, [S. l.], v. 18, n. 3, p. 11–28, 2018. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/ambienteconstruido/article/view/78209. Acesso em: 28 mar. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>