Identificação de perfis de comportamento do usuário para edificações residenciais multifamiliares e naturalmente ventiladas em Florianópolis

Autores

  • Bruna Faitão Balvedi Universidade Federal de Santa Catarina
  • Aline Schaefer Universidade Federal de Santa Catarina
  • Mateus Vinícius Bavaresco Universidade Federal de Santa Catarina
  • João Vítor Eccel
  • Enedir Ghisi Universidade Federal de Santa Catarina

Palavras-chave:

comportamento do usuário, agrupamento, desempenho térmico de edificações, residencial, simulação computacional.

Resumo

As interações entre o usuário e o ambiente construído compõem o comportamento do usuário. Esse conjunto de informações é essencial para aprimorar os resultados obtidos por meio de simulações computacionais, uma vez que o comportamento do usuário influencia o desempenho térmico e energético da edificação. Neste estudo, a influência do comportamento do usuário no desempenho térmico da edificação foi analisada a partir de simulações computacionais complementadas com dados de ocupação, operação de janelas e de persianas. Os perfis de comportamento do usuário foram identificados com a análise de agrupamento aplicada a uma base de dados monitorados em edificações residenciais multifamiliares de Florianópolis com ventilação natural. Os diferentes comportamentos do usuário foram responsáveis por variações superiores a 130% nos resultados de graus hora de resfriamento e graus hora de aquecimento. De modo geral, a ocupação foi o aspecto do comportamento do usuário com maior influência no desempenho térmico devido ao aumento da carga térmica interna e a sua associação com a operação dos elementos da edificação, marcando uma dependência temporal (rotina).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruna Faitão Balvedi, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil

Aline Schaefer, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil

Mateus Vinícius Bavaresco, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil

Enedir Ghisi, Universidade Federal de Santa Catarina

PhD, Professor do Departamento de Engenharia Civil

Downloads

Publicado

11.07.2018

Como Citar

BALVEDI, B. F.; SCHAEFER, A.; BAVARESCO, M. V.; ECCEL, J. V.; GHISI, E. Identificação de perfis de comportamento do usuário para edificações residenciais multifamiliares e naturalmente ventiladas em Florianópolis. Ambiente Construído, [S. l.], v. 18, n. 3, p. 149–160, 2018. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/ambienteconstruido/article/view/78137. Acesso em: 28 mar. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>