Avaliando a habitação: relações entre qualidade, projeto e avaliação pós-ocupação em apartamentos

Autores

  • Simone Barbosa Villa Centro Universitário Barão de Mauá/ Universidade de Franca

Palavras-chave:

Qualidade habitacional. Avaliação pós-ocupação. Comportamento. Apartamentos.

Resumo

Este artigo trata da elaboração de metodologia para Avaliação Pós-Ocupação (APO) em edifícios de apartamentos destinados à classe média edificados em Ribeirão Preto – SP, a partir de 2000, visando a contribuir para a criação de ferramentas eficazes para retroalimentação destes projetos. O objetivo principal da aplicação da APO foi avaliar a qualidade dos espaços internos e coletivos dos apartamentos, buscando estabelecer uma relação entre o comportamento do usuário e o projeto idealizado pelos vários agentes do mercado imobiliário. A metodologia proposta foi elaborada a partir de ampla revisão bibliográfica sobre avaliação pós-ocupação e processo de projeto, assim como na análise crítica da produção de edifícios de apartamentos nas cidades de São Paulo e Ribeirão Preto no período proposto. A aplicação desta metodologia permitiu concluir que o projeto arquitetônico idealizado para os edifícios de apartamentos atuais não tem atendido de maneira satisfatória às reais necessidades dos usuários, destacando assim a premência de uma ampla revisão no processo de criação e de gestão do processo de projeto, ensejando que se desenvolvam procedimentos que incluam bancos de dados alimentados por APOs e também uma participação mais efetiva do arquiteto a frente deste processo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Simone Barbosa Villa, Centro Universitário Barão de Mauá/ Universidade de Franca

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pelo Centro Universitário Moura Lacerda (1995) e mestrado em Arquitetura e Urbanismo / Tecnologia do Ambiente Construído pela Universidade de São Paulo / EESC / Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (2002). Doutora pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU-USP) na sub área Tecnologia da Arquitetura (2008). Atualmente é professor titular da Organização Educacional Barão de Mauá e professor titular da Universidade de Franca nas disciplinas Projeto de Arquitetura, Tecnologia da Arquitetura, DOMER. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Projeto de Edificações, atuando principalmente nos seguintes temas: Habitação Unifamiliar e Plurifamiliar (Apartamentos), Avaliação Pós-Ocupação dos edifícios, Habitação de Interesse Social, estudos de viabilidade de projetos para o mercado imobiliário habitacional.

Downloads

Publicado

25.05.2009

Como Citar

VILLA, S. B. Avaliando a habitação: relações entre qualidade, projeto e avaliação pós-ocupação em apartamentos. Ambiente Construído, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 119–138, 2009. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/ambienteconstruido/article/view/7409. Acesso em: 19 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)