Resistência ao cisalhamento em vigas de concreto armado sem armadura transversal reforçadas com fibras de aço

Autores

  • Paula de Carvalho Palma Vitor Universidade Federal de Uberlândia
  • Antônio Carlos dos Santos Faculdade de Engenharia Civil Universidade Federal de Uberlândia
  • Leandro Mouta Trautwein Possui graduação em Engenharia Civil pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (1998), mestrado em Estruturas e Construção Civil pela Universidade de Brasília (2001) e doutorado em Engenharia Civil pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (2006). Atualmente é professor doutor da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Análise Estrutural, atuando principalmente nos seguintes temas: concreto armado e protendido, modelagem computacional via método dos elementos finitos, análise experimental de estruturas e monitoração de estruturas. É membro do IABMAS (International Association for Bridge Maintenance and Safety) e do Instituto Brasileiro do Concreto - IBRACON. Atualmente é Diretor de Pesquisa e Desenvolvimento do IBRACON.

Palavras-chave:

Vigas, cisalhamento, concreto reforçado com fibras de aço

Resumo

Nos últimos anos, pesquisas demonstram o concreto reforçado com fibras de aço como um compósito promissor que pode substituir parte das armaduras convencionais como estribos em vigas, uma vez que as fibras de aço aumentam a resistência ao cisalhamento e tenacidade, o que reduz a possibilidade de ruptura súbita. Neste trabalho foi desenvolvida uma pesquisa experimental para avaliar a influência da adição da fibra de aço na resistência ao cisalhamento e modo de ruptura de vigas de concreto armado sem armadura transversal com a variação da taxa de armadura longitudinal, teor de fibras de aço e resistência do concreto à compressão. Um total de doze vigas foi ensaiado à flexão em quatro pontos. Os resultados experimentais encontrados indicaram que o uso de fibras de aço com ganchos nas extremidades aumentam a resistência ao cisalhamento em vigas e alteram o padrão de fissuração com a formação de pelo menos duas fissuras diagonais e maior número de fissuras de flexão, que proporcionam uma ruptura mais avisada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paula de Carvalho Palma Vitor, Universidade Federal de Uberlândia

Mestre em Estruturas e Construção Civil Universidade Federal de Uberlândia

Antônio Carlos dos Santos, Faculdade de Engenharia Civil Universidade Federal de Uberlândia

Possui graduação em Engenharia Civil pela Escola de Engenharia de Piracicaba (1995), Mestrado em Engenharia Civil pela Universidade Estadual de Campinas (1998) e Doutorado em Engenharia Civil pela Universidade de São Paulo (2003). Atualmente é professor Associado I na Faculdade de Engenharia Civil (FECIV) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), nos cursos de Graduação e Pós-Graduação em Engenharia Civil, participando do colegiado deste último. Exerce atualmente a função de Diretor de Infraestrutura da Universidade Federal de Uberlândia sendo responsável pela gerencia dos projetos, orçamentos, licitação e execução dos novos campi da Universidade, bem como, das edificações nos campi já existentes. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Mecânica das Estruturas, atuando principalmente nos seguintes temas: concreto, projeto arquitetônico, tecnologia da construção, reforço estrutural, experimental e mecânica do fraturamento.

Leandro Mouta Trautwein, Possui graduação em Engenharia Civil pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (1998), mestrado em Estruturas e Construção Civil pela Universidade de Brasília (2001) e doutorado em Engenharia Civil pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (2006). Atualmente é professor doutor da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Análise Estrutural, atuando principalmente nos seguintes temas: concreto armado e protendido, modelagem computacional via método dos elementos finitos, análise experimental de estruturas e monitoração de estruturas. É membro do IABMAS (International Association for Bridge Maintenance and Safety) e do Instituto Brasileiro do Concreto - IBRACON. Atualmente é Diretor de Pesquisa e Desenvolvimento do IBRACON.

Faculdade de Engenharia Civil

Universidade Estadual de Campinas

Downloads

Publicado

11.07.2018

Como Citar

VITOR, P. de C. P.; SANTOS, A. C. dos; TRAUTWEIN, L. M. Resistência ao cisalhamento em vigas de concreto armado sem armadura transversal reforçadas com fibras de aço. Ambiente Construído, [S. l.], v. 18, n. 3, p. 255–270, 2018. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/ambienteconstruido/article/view/70832. Acesso em: 29 mar. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)