Acordo Nuclear Brasil-Alemanha Federal de 1975: O desafio brasileiro na estratégia de soberania internacional

Autores

  • Fabiano Farias de Souza Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

Palavras-chave, tecnologia nuclear, desenvolvimento econômico, política internacional

Resumo

A assinatura do Acordo Nuclear entre Brasil e Alemanha Federal 27 de Junho de 1975 tornou-se o fato histórico mais emblemático da divergência entre Brasília e Washington. A realização desse Acordo incluía a transferência integral da tecnologia atômica com a empresa alemã Kraftwerk e, conseqüentemente, dotaria o país de autonomia em todo o ciclo de tecnologia nuclear. Este ponto revelou-se o pomo da discórdia com Washington que se posicionou abertamente contra alegando risco à proliferação nuclear. O contencioso em torno do tema nuclear, que perpassou o mandato de três presidentes norte-americanos (Nixon, Ford e Carter), teve seu ponto mais crítico no governo democrata de Jimmy Carter, que tentava a realização das promessas de sua campanha presidencial, entre elas, o maior controle sobre a proliferação nuclear e a revisão do apoio às ditaduras militares latino-americanas. Entretanto, o desenvolvimento econômico engendrado pelo Brasil e o sensível distanciamento da órbita norte-americano, complementado pelas aproximações com outros pólos avançados do capitalismo, principalmente, a Alemanha Federal, possibilitaram nova opção de investimentos e obtenção de tecnologia. Assim, o Brasil e a Alemanha Federal, também amparada no dinamismo de sua economia, confirmaram o acordo e conservaram a ambição mútua de demonstrar a independência e afirmação de sua política exterior no cenário internacional. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabiano Farias de Souza, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Sou bacharel e licenciado em História (UGF), com especialização em História das Relações Internacionais (UERJ) e mestrando nesta mesma linha de pesquisa (UERJ).

Downloads

Publicado

2009-06-17

Como Citar

DE SOUZA, F. F. Acordo Nuclear Brasil-Alemanha Federal de 1975: O desafio brasileiro na estratégia de soberania internacional. Revista Aedos, [S. l.], v. 1, n. 1, 2009. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/aedos/article/view/9818. Acesso em: 19 abr. 2024.