A biografia de Júlio Cesar e os riscos do poder absoluto: Suetônio e a política romana em tempos de Adriano (século II d.C.)

Autores

  • André Luiz Leme Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Palavras-chave:

Suetônio, A Vida dos Doze Césares, Imperador Adriano.

Resumo

Compreendendo as principais características relacionadas às construções biográficas presentes em “A Vida dos Doze Césares”, podemos investigar quais foram os motivos que levaram o seu autor, Suetônio, à escrita da obra. Esta, lançada em inícios do século II d.C., à época do principado de Adriano, contempla a vida de algumas das mais importantes personalidades políticas de Roma dos séculos I a.C. e I d.C. Neste artigo realizaremos uma análise especial a respeito da vida de Júlio César, a primeira das biografias escritas por Suetônio. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

André Luiz Leme, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Doutor em História Antiga pela Universidade Federal do Paraná. Professor Adjunto da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Brasil. Membro do Grupo de Pesquisa ‘Estudos em História Intelectual’ (CNPq). Membro do Núcleo de Estudos Mediterrânicos (CNPq). Contato: andreluizleme@yahoo.com.br

Downloads

Publicado

2018-03-01

Como Citar

LEME, A. L. A biografia de Júlio Cesar e os riscos do poder absoluto: Suetônio e a política romana em tempos de Adriano (século II d.C.). Revista Aedos, [S. l.], v. 9, n. 21, p. 456–473, 2018. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/aedos/article/view/76105. Acesso em: 29 mar. 2024.