Impressões sobre a Cadeia Velha (1750-1808)

Autores

  • Nayara Vignol Lucheti Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho" (UNESP), campus Franca

Palavras-chave:

Brasil-colônia, Rio de Janeiro, prisão

Resumo

O presente artigo tem como objeto as cadeias e os presos da cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro durante o governo colonial, com destaque para o período que vai de 1750, quando aumenta a importância da cidade no Império lusitano e termina um ciclo de reformas da cadeia, até 1808, data de transferência da Corte para o Rio de Janeiro e momento onde passa-se a construir as cadeias em separado da municipalidade. Também será trabalhada a posição do governo, das instituições de assistência e da população no sustento dos cárceres e dos prisioneiros, e, ainda, como determinados aspectos da sociedade colonial fluminense estavam relacionados com os problemas da má administração da justiça e dos recursos, que resultava na situação precária das prisões públicas da cidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nayara Vignol Lucheti, Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho" (UNESP), campus Franca

Mestranda em História e Cultura Social – Programa de Pós-graduação em História e Cultura Social – Faculdade de Ciências Humanas e Sociais – UNESP –  Universidade Estadual Paulista, “Júlio de Mesquita Filho”, campus de Franca. Franca, SP – Brasil. Bolsista FAPESP. E-mail: n.vignol@gmail.com.

 

Downloads

Publicado

2017-08-27

Como Citar

LUCHETI, N. V. Impressões sobre a Cadeia Velha (1750-1808). Revista Aedos, [S. l.], v. 9, n. 20, p. 182–206, 2017. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/aedos/article/view/73201. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático