Guerra e Infância: um olhar poético infantil sobre os cenários brutais da Segunda Guerra Mundial

Autores

  • Thiago Henrique Sampaio Mestrando em História pela UNESP/Assis

Palavras-chave:

História e Cinema, Literatura e História, A Menina que Roubava Livros, O menino do pijama listrado

Resumo

Na contemporaneidade as imagens fazem parte de tudo, existe uma quantidade infinita de reproduções cinematográficas que são expostas ao público, consideráveis filmes fazem sucesso de bilheteria e servem muitas vezes como entretenimento e modo de aquisição de conhecimento aos interessados. Conforme esta linha de pensamento, elabora-se este trabalho com o intuito de conectar a produção fílmica com os fatos acontecidos na Segunda Grande Guerra, com a utilização dos filmes A menina que roubava livros e O menino do pijama listrado, ambos foram anteriormente aos filmes, obras literárias de sucesso.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thiago Henrique Sampaio, Mestrando em História pela UNESP/Assis

Mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em História pela Faculdade de Ciências e Letras (UNESP/Assis), graduado em História (2011-2014) e graduando em Letras (2015) pela mesma instituição. Desenvolveu pesquisa de Iniciação Científica com Bolsa FAPESP sob orientação do Dr. Paulo Cesar Gonçalves, na área de História Contemporânea, História Econômica e História da África, onde trabalhei o projeto "A política colonial portuguesa e a ocupação de Moçambique (1890 - 1910)". Atualmente estou desenvolvendo o seguinte projeto em nível de mestrado: "Portugal em África: continuidade e rupturas na colonização de Moçambique (1875 - 1926). Sou membro do Núcleo de História Econômica da Faculdade de Ciências e Letras (UNESP/Assis) e faço parte dos grupos de pesquisas Religiões e Trajetórias das Experiências Missionárias em África: Arquivos, Acervos e Pesquisas sediado na Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (UNIFESP) e Economia e Política dos Impérios Ibéricos (sécs. XV-XX) da Cátedra Jaime Cortesão (FFLCH/USP). Faço parte da equipe gestora do GT Estadual de História da África (ANPUH/SP), nos anos de 2016-2018, exercendo a função de Segundo Secretário. Trabalho com os temas de colonialismo, imperialismo, neocolonialismo, discurso político e colonial.

Downloads

Publicado

2017-08-27

Como Citar

SAMPAIO, T. H. Guerra e Infância: um olhar poético infantil sobre os cenários brutais da Segunda Guerra Mundial. Revista Aedos, [S. l.], v. 9, n. 20, p. 401–417, 2017. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/aedos/article/view/70271. Acesso em: 16 abr. 2024.