A atuação de profissionais negros no mercado de trabalho de Pelotas – um estudo a partir das Carteiras profissionais (1933 a 1942)

Autores

  • Ângela Pereira Oliveira Universidade Federal de Pelotas Mestranda do PPG em História.

Palavras-chave:

Trabalhadores negros, Pelotas, DRT-RS.

Resumo

A finalidade deste artigo consiste em apresentar alguns dos postos de trabalho em que estavam atuando a gente negra da cidade de Pelotas, entre os anos de 1933 a 1942. A fim de conhecer um pouco mais sobre a presença desses sujeitos no mercado de trabalho da região durante o governo Vargas. A principal fonte da pesquisa gira em torno de alguns documentos oficiais, como, a carteira profissional. Toda a documentação consultada está sob a guarda do Núcleo de Documentação Histórica (NDH) da UFPel. E, compõe o acervo da Delegacia Regional do Trabalho do Rio Grande do Sul (DRT-RS) que outrora se encontrava no Núcleo de Pesquisa em História (NPH) da UFRGS. A partir dessa documentação se busca apenas as informações profissionais obtidas com a pesquisa, deixando de lado outras informações, como, por exemplo, pessoais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ângela Pereira Oliveira, Universidade Federal de Pelotas Mestranda do PPG em História.

Mestranda do Programa de Pós-graduação em História da UFPel.

Downloads

Publicado

2015-12-27

Como Citar

PEREIRA OLIVEIRA, Ângela. A atuação de profissionais negros no mercado de trabalho de Pelotas – um estudo a partir das Carteiras profissionais (1933 a 1942). Revista Aedos, [S. l.], v. 7, n. 17, p. 169–189, 2015. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/aedos/article/view/58690. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático