Práticas educativas desenvolvidas por enfermeiros do Programa de Saúde da Família no Rio de Janeiro

Ariádina Heringer, Vanessa de Almeida Ferreira, Sonia Acioli, Ana Luiza da Silva Barros

Resumo


Foi desenvolvido um estudo descritivo de natureza qualitativa com o objetivo de analisar as práticas educativas desenvolvidas por enfermeiros no Programa Saúde da Família (PSF) nas comunidades que compõem o Complexo do Alemão, localizado no Município do Rio de Janeiro. A coleta de dados foi realizada em 2004, tendo sido aplicados o método de observação e a entrevista semi-estruturada com 12 enfermeiros das unidades de PSF. Da análise de conteúdo, foram construídas as seguintes categorias: tipos de práticas educativas, abordagem de educação e saúde tradicional e não-tradicional. Percebeuse uma dissociação entre o discurso e a prática, o que mostra a necessidade de associar o saber ao fazer e incorporar no cotidiano de enfermagem práticas educativas transformadoras. Pretende-se, com este trabalho, contribuir para a reflexão sobre a potencialidade da incorporação da prática educativa como forma de cuidado e sua relação com a participação e o estímulo à autonomia dos atores envolvidos.

Palavras-chave


Educação em enfermagem; Programa Saúde da Família; Promoção da saúde

Texto completo:

PDF


ISSN 0102-6933 E-ISSN 1983-1447