Tensionamentos entre religião, erotismo e arte: o Martírio de São Sebastião

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/2179-8001.73708

Palavras-chave:

Erotismo. Religiosidade. São Sebastião. Fotografia. Cinema.

Resumo

Este artigo propõe uma reflexão sobre o Martírio de São Sebastião, tema que mescla a prática religiosa e o prazer erótico. O pressuposto de Georges Bataille de que a religiosidade e o erotismo são construções culturais complementares na busca da superação da finitude e da descontinuidade entre os seres humanos se amplia no que concerne à presença de São Sebastião na arte contemporânea relacionada à imagem fotográfica. O culto implícito à sensualidade do santo soldado na pintura renascentista e barroca torna-se apropriação explícita na iconografia homoerótica no século XX, como se percebe nas traduções do tema assumidamente biográficas nas fotografias performáticas de Yukio Mishima e Luigi Ontani e no filme "Sebastiane", de Derek Jarman.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alexandre Santos, Professor de PPGAV-IA-UFRGS.

Professor de história da arte no Instituto de Artes da UFRGS, no Departamento de Artes Visuais e no Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais. Tem diversos artigos publicados sobre seus interesses de pesquisa, concentrados na presença da fotografia na arte moderna e contemporânea. É autor da tese de doutorado A fotografia como escrita pessoal: Alair Gomes e a melancolia do corpo-outro. Co-organizou os livros A fotografia nos processos artísticos contemporâneos (Secretaria Municipal de Cultura de Porto Alegre/Editora da UFRGS, 2004) e Imagens: arte e cultura (Editora da UFRGS, 2012).

Referências

BATAILLE, Georges. O erotismo. Porto Alegre: L&PM, 1987.

BELL, Julian. Uma nova história da arte. São Paulo: Martins Fontes, 2008.

BENJAMIN, Walter. Origine du drame baroque allemande. Paris: Flammarion, 1985.

CASTELLO BRANCO, Lúcia. Eros travestido: um estudo do erotismo no realismo burguês. Belo Horizonte:UFMG, 1985.

COLEMAN, A. D. "El método dirigido: notas para una definición." In: RIBALTA, Jorge (Ed.). Efecto real: debates posmodernos sobre fotografia. Barcelona: Gustavo Gili, 2004.

COOPER, Immanuel. Male bodies: a photographic history of the nude. New York: Prestel Plubishing, s/d.

CRIMP, Douglas. Sobre as ruínas do museu. São Paulo: Martins Fontes, 2005.

CHEVALIER, Jean & GHEERBRANT, Alain. Dicionário de símbolos. 10ª ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 1986.

DARRIULAT, Jacques. Sébastien: le renaissant. Paris: Éditions de la Lagune, 1998.

DÉBRAY, Régis. Vida e morte da imagem: uma história do olhar no Ocidente. Petrópolis, Vozes, 1993.

ELIADE, Mircea. O sagrado e o profano. São Paulo: Martins Fontes, 1992.

FERNANDEZ, Dominique. L´amour qui ose dire son nom: art et homosexualité. Paris: Éditions Stock, 2001.

FONTCUBERTA, Joan. O beijo de Judas: fotografia e verdade. Barcelona: Gustavo Gili, 2010.

FOUCAULT, Michel. História da sexualidade I: a vontade de saber. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1988.

____. "La vida de los hombres infames". In: SIGG, Pabro (Ed.). Microhistorias y macromundos, Volúmen 2. México,DF: Instituto Nacional de Bellas Artes, 2010.

GRAZIOLE, Elio. Corpo e figura umana nella fotografia. Milano: Edizione Bruno Mondadore, 1998.

GREER, Germaine. Les garçons: figures de l´éphèbe. Paris: Hazan, 2003.

HAMMOND, Anne. "Vision naturelle et image symboliste: la référence picturale". In: FRIZOT, Michel (Ed.). La nouvelle histoire de la photographie. Paris: Larousse/VUEF, 2001.

LOPES, Denilson. O homem que amava rapazes e outros ensaios. Rio de Janeiro: Aeroplano, 2002.

LORD, Catherine & MAYER, Richard. Art & queer culture. London/New York: Phaidon, 2013.

MISHIMA, Yukio. Confissões de uma máscara. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.

MORA, Gilles. "Photobiographies". In: MÉAUX, Daniéle & VRAY, Jean-Bernard. Traces photographiques, traces autobiographiques. Saint-Etienne: Publications de l´Université de Saint-Etienne, 2004.

PERLONGHER, Nestor. Territórios marginais. In: MAGALHÃES, Maria Cristina Rios. (Org.). Na sombra da cidade. São Paulo: Editora Escuta, 1995.

PULTZ, John. La fotografía y el cuerpo. Madrid: Ediciones Akal, 2003, p. 63.

ROUILLÉ, André. La photographie: entre document et art contemporain. Paris: Gallimard, 2005.

SANTOS, Alexandre. Corpos invisíveis, corpos que importam. In: CAMPOS, Marcelo, BERBARA, Maria, CONDURU, Roberto & SIQUEIRA, Vera Maria (Orgs.). História da arte: ensaios contemporâneos. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2011.

____. Imagem fotográfica e ambiguidade narrativa em Milton Kurtz, in: SANTOS, Alexandre & CARVALHO, Ana Maria Albani de (Orgs.). Imagens: arte e cultura. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2012.

SONTAG, Susan. "Notas sobre o camp", in: SONTAG, Susan. Contra a interpretação. Porto Alegre: L&PM, 1987.

TAMAGNE, Florence. Mauvais genre? Une histoire des répresentations de l´homosexualité. Paris, EdLM, 2001.

VARAZZE, Jacopo de. Legenda Aurea: vida de santos. São Paulo, Companhia das Letras, 2003.

Arquivos adicionais

Publicado

2017-08-09

Como Citar

Santos, A. (2017). Tensionamentos entre religião, erotismo e arte: o Martírio de São Sebastião. PORTO ARTE: Revista De Artes Visuais (Qualis A2), 21(35). https://doi.org/10.22456/2179-8001.73708

Edição

Seção

DOSSIÊ: Transbordamentos entre fotografia e arte