Problematizando a atenção em HIV-Aids na Estratégia Saúde da Família

Autores

  • Gustavo Zambenedetti Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)
  • Nalu Both

DOI:

https://doi.org/10.22456/2238-152X.30512

Palavras-chave:

Aids, HIV, Estratégia Saúde da Família, vulnerabilidade, prevenção

Resumo

O objetivo da pesquisa foi problematizar a atenção em HIV-Aids na Estratégia Saúde da Família – ESF. Realizamos um estudo qualitativo, com duas equipes da ESF que compõem uma unidade de saúde em Porto Alegre-RS. Foram realizadas entrevistas com os enfermeiros, médicos e técnicos de enfermagem e um grupo focal com os Agentes Comunitários de Saúde. A análise evidencia que, apesar das políticas públicas enfatizarem o estabelecimento de ações pautadas pela noção de vulnerabilidade, a noção de grupo de risco ainda se mostra muito presente no contexto em análise. Apontamos o desafio de que a descentralização de ações em HIV-Aids para a Estratégia Saúde da Família seja acompanhada por processos de qualificação da atenção em saúde, baseadas na integralidade e co-responsabilização das ações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gustavo Zambenedetti, Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)

Psicólogo (UFSM). Mestre e doutorando em Psicologia Social e Institucional (UFRGS). Professor da área de Psicologia da Saúde (UNICENTRO).

Downloads

Publicado

2012-11-15

Como Citar

Zambenedetti, G., & Both, N. (2012). Problematizando a atenção em HIV-Aids na Estratégia Saúde da Família. Revista Polis E Psique, 2(1), 99. https://doi.org/10.22456/2238-152X.30512

Edição

Seção

Artigos