Argentina, Brasil e Paraguai: educação superior e seus marcos normativos

Autores/as

  • Luis Enrique Aguilar Universidade Estadual de Campinas
  • Ana Elisa Spaolonzi Queiroz Assis Universidade Estadual de Campinas
  • Adriana de Andrade Espíndola Universidade Estadual de Campinas
  • Adriana M. Momma Bardela Universidade Estadual de Campinas
  • José Alberto F. Rodrigues Filho Universidade Estadual de Campinas

Palabras clave:

Marco Normativo, Política Educacional, Educação Superior, Brasil, Educação Comparada.

Resumen

O presente artigo é parte de relatório da pesquisa interinstitucional e internacional intitulada “Dilemas de nuevas culturas de producción de conocimiento. Los postgrados en Argentina, Brasil y Paraguay en el contexto de la evaluación de la calidad de la educación superior” e tem como objetivo compartilhar resultados referentes à etapa de descrição, a partir do desenho metodológico da pesquisa. O texto está dividido em duas partes: na primeira, apresentamos a metodologia da pesquisa, baseada em literatura da educação comparada; na segunda, há uma divisão entre a dimensão dos aspectos nacionais, com foco na definição de marco normativo em contraposição ao marco regulatório e no contexto macro legal da Educação Superior no Brasil, e a dimensão dos aspectos MERCOSUL, em que destacamos o contexto atual da pós-graduação e apresentamos informações acerca da origem e do desenvolvimento deste nível de ensino nos países envolvidos no projeto. Ao compartilhar os resultados, pretendemos contribuir com a discussão do tema não apenas em estudos nacionais, mas, em especial, para estudos de educação comparada.

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Publicado

2016-11-30

Cómo citar

Aguilar, L. E., Assis, A. E. S. Q., Espíndola, A. de A., Bardela, A. M. M., & Rodrigues Filho, J. A. F. (2016). Argentina, Brasil e Paraguai: educação superior e seus marcos normativos. Políticas Educativas – PolEd, 10(1). Recuperado a partir de https://seer.ufrgs.br/index.php/Poled/article/view/69764