Uma originalidade dispersiva: Prudente de Moraes, neto e a (des)articulação do modernismo no Rio de Janeiro

Autores

  • Leandro Pasini Universidade Federal de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.22456/1981-4526.75868

Palavras-chave:

Modernismo brasileiro, Prudente de Moraes, neto, crítica literária, poesia modernista.

Resumo

Este texto se propõe a estudar a obra poética e crítica de Prudente de Moraes, neto, no contexto de articulação e desarticulação do modernismo carioca. Com esse objetivo, aborda ensaios críticos publicados em Estética (1924-1925) e textos poéticos publicados em “O Mês Modernista” (1925-1926). A hipótese de leitura que aqui se coloca é a de que a “gratuidade de espírito” seria a característica fundamental de Prudente, o que o leva a experimentar e testar todas as estéticas novas. No entanto, esse processo de experimentação nunca acaba e Prudente não se fixa em nenhuma estética, não publica livro nem se define de modo forte, com linhas bem marcadas. A partir disso, Prudente é pensado como um tipo de índice de um momento do modernismo carioca, em que o movimento, por um lado, se difunde e se adensa, por outro, inicia um processo de críticas internas e de busca de novas formas poéticas que concorrem para a sua dispersão.

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Biografia do Autor

Leandro Pasini, Universidade Federal de São Paulo

Leandro Pasini é professor de Literatura Brasileira na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). É autor de A apreensão do desconcerto: subjetividade e nação na poesia de Mário de Andrade (Nankin, 2013).

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Publicado

2018-07-10

Como Citar

Pasini, L. (2018). Uma originalidade dispersiva: Prudente de Moraes, neto e a (des)articulação do modernismo no Rio de Janeiro. Nau Literária, 14(1). https://doi.org/10.22456/1981-4526.75868

Edição

Seção

SEÇÃO LIVRE