Memorial do convento e os diálogos narrativo-dramáticos: a redenção por meio dos câmbios espaço-temporais

Autores

  • Ana Maria Cavalcante Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.22456/1981-4526.65249

Palavras-chave:

Memorial do convento, Drama, Narrativa, Literatura, História.

Resumo

A discussão ora proposta visa observar e analisar, como causa e consequência estruturais que permitem uma revisão da narrativa histórica por meio da ficção, os diálogos entre narrativa e drama que são estabelecidos em Memorial do convento. Pretende-se, assim, discutir como José Saramago realiza uma provocação à historiografia e uma tentativa de livrar do esquecimento os homens simples de Portugal, verdadeiros responsáveis pela construção do monumento histórico. Para isso, serão observadas, principalmente, a associação peculiar entre o narrador e as suas personagens, beneficiada pelo próprio estilo do autor, que propõe uma mimetização da linguagem oral pela escrita, e as relações entre o narrador e a matéria narrativa, quando aquele assume uma postura pouco contemplativa diante do relato, promovendo associações invulgares entre o tempo e o espaço e entre a narrativa e o drama. Com uma estrutura cambiante, Memorial do convento promove, por meio da presentificação dos fatos, uma revisão crítica da narrativa histórica, estando esta, a priori e ironicamente, destituída da sua condição de oficial e, logo, passível a interpretações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Maria Cavalcante, Universidade de São Paulo

É doutoranda em Teoria Literária e Literatura Comparada pela Universidade de São Paulo (USP). Graduou-se em Letras (2010) pela Universidade Federal do Ceará. Concluiu o Mestrado em Letras (2013), com área de concentração em Literatura Comparada, pela Universidade Federal do Ceará. Dedica-se ao estudo das relações estabelecidas entre as estruturas narrativas e as dramáticas no interior da narrativa contemporânea, especialmente na obra de José Saramago, e as implicações semânticas desenvolvidas por essas associações. Atualmente desenvolve, com auxílio financeiro da Capes, a tese intitulada O narrador-espectador de José Saramago: a relativização espaço-temporal e os diálogos dramático-narrativos.

Downloads

Publicado

2018-07-10

Como Citar

Cavalcante, A. M. (2018). Memorial do convento e os diálogos narrativo-dramáticos: a redenção por meio dos câmbios espaço-temporais. Nau Literária, 14(1). https://doi.org/10.22456/1981-4526.65249

Edição

Seção

SEÇÃO LIVRE