Políticas Editoriais

Foco e Escopo

A Revista Nau Literária é um periódico eletrônico semestral, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Escopo
A Revista Nau Literária aceita artigos originais e inéditos que tratem das literaturas e das culturas de países de língua portuguesa, com autoria de alunos de pós-graduação, mestres, doutores ou professores do Ensino Superior. Desde que sejam da área indicada, serão aceitos textos escritos em língua portuguesa, inglesa, e espanhola. Em casos excepcionais, a Comissão Editorial poderá autorizar republicações de artigos já publicados em outras línguas.

Condição de submissão
Ao enviar seu trabalho para a publicação, o autor está automaticamente concordando com as diretrizes editoriais da Revista Nau Literária. Os editores reservam-se o direito de recusar textos que não se enquadrem nestas diretrizes.

Critérios de seleção
A seleção dos artigos para publicação toma como referência contribuição aos estudos literários, originalidade ou tratamento dado ao tema, consistência e rigor da abordagem teórica ou uso de referências críticas que amparem o desenvolvimento da análise.

Política de parecer
Cada artigo é examinado pelo menos por um membro do painel de pareceristas (ou especialistas ad hoc), sendo necessário parecer favorável para que seja recomendado para publicação.

Processo de edição
Feita a análise, a Comissão Editorial Executiva entrará em contato com o autor (via plataforma SEER da revista e e-mail) para comunicar-lhe se o artigo foi aceito ou não. No caso dos trabalhos aceitos para publicação, o autor poderá ser solicitado a introduzir eventuais modificações a partir dos comentários contidos nos pareceres ou das sugestões dadas pelos revisores. Recomenda-se que os autores acompanhem o processo acessando seus usuários na plataforma SEER.

Seções
No momento da submissão os autores devem escolher a seção adequada ao artigo em questão. O processo editorial da revista Nau Literária se organiza em torno de duas seções:
. Seção Dossiê: Recebe artigos a serem publicados no Dossiê proposto, de acordo com os prazos estabelecidos pelos organizadores.
. Seção Livre: Recebe artigos submetidos para a revista, segundo seu Foco e Escopo, durante todo o ano. A publicação dos artigos submetidos para esta seção dependerá das decisões de nossa Equipe Editorial. A Equipe Editorial se reserva ao direito de suprimir a Seção Livre em números especiais.

Direitos Autorais
No ato de publicação, o autor mantém os direitos autorais e concede à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License 3.0, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.

Política de Acesso Livre
A Nau Literária é signatária do BOAI. Todos os artigos publicados estão gratuita e livremente disponíveis na internet pública, e qualquer usuário tem a permissão de ler, arquivar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou linkar o texto completo dos artigos, além de ser permitida a indexação, a utilização dos textos como corpora em softwares e qualquer outro propósito, dentro dos limites da lei, sem que haja quaisquer barreiras financeiras, legais ou técnicas da parte da revista.

Isenção editorial
O conteúdo dos artigos publicados é de inteira responsabilidade de seus autores, não representando a posição oficial da Revista Nau Literária ou do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul ou das instituições parceiras.

 

Políticas de Seção

Seção Livre

Recebe artigos submetidos para a revista, de acordo com seu Foco e Escopo, durante todo o ano. A publicação dos artigos submetidos para esta seção dependerá das decisões de nossa Equipe Editorial.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Dossiê

Recebe artigos a serem publicados no Dossiê proposto, de acordo com os prazos estabelecidos pelos organizadores.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Resenha [dossiê]

Recebe resenhas.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

Cada artigo é examinado pelo menos por um membro do painel de pareceristas (ou especialistas ad hoc), sendo necessário parecer favorável para que seja recomendado para publicação.

Em qualquer dos casos a equipe enviará ao autor retorno com os comentários, sugestões e solicitações de modificação dos pareceristas mantendo o sigilo de sua identidade.

Diretrizes de avaliação



Relevância
Avalia a novidade e pertinência do tema: determina se a reflexão discute e avança em relação ao que já foi dito a respeito do tema, ou compila idéias anteriores;

Conteúdo
Avalia a fundamentação teórica, analítica e argumentativa, e o diálogo com a fortuna crítica;

Adequação bibliográfica
Avalia se a bibliografia é adequadamente referenciada e discutida no texto, harmonizada e atualizada pela discussão. É necessário que cada um dos itens bibliográficos incluídos nas referências estejam citados no corpo do artigo;

Aspectos lingüísticos
Adequação sintática e ortográfica, clareza discursiva e pertinência argumentativa;

 

Periodicidade

Semestral

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...