ARTICULAÇÕES DA PRAXIOLOGIA MOTRIZ COM A CONCEPÇÃO CRÍTICO-EMANCIPATÓRIA

Autores

  • João Francisco Magno Ribas Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
  • Gil Teixeira Oliveira UFSM

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.9680

Palavras-chave:

Educação Física Escolar, Praxiologia Motriz, Abordagem Crítico-Emancipatória.

Resumo

O presente trabalho consiste numa análise teórica conceitual da Praxiologia Motriz e da concepção Crítico-Emancipatória, desenvolvendo e situando alguns elementos da Teoria da Ação Motriz, mantendo o compromisso com um ensino emancipador. Os resultados da investigação apontam para aproximações da Praxiologia Motriz no que tange a à compreensão da Lógica Interna e criação de uma gramática dos jogos e esportes viabilizando o processo de entendimento do significado central do “se movimentar”, assim como na construção do “agir comunicativo”.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Francisco Magno Ribas, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Licenciado em Educação Física, pela Universidade Federal de Santa Maria (1988); Mestre em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (1993); Doutor em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (2002); Pós-doutor pelo Institut Nacional dÉducació Fisica de Catalunya (2009). Atualmente, é professor associado, do Departamento de Desportos Coletivos, do Centro de Educação Física, na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), atuando em cursos na graduação, especialização e no Programa de Pós-graduação em Educação Física. É vice-líder do GPELF Grupo de Pesquisa em Lazer e Formação de Professores. Pesquisa e realiza estudos na área de Educação Fìsica, com ênfase em praxiologia motriz, trabalho pedagógico, formação de professores, didática dos esportes. Integra o conselho editorial de periódicos nacionais e internacionais na área de Educação Fìsica.

Gil Teixeira Oliveira, UFSM

Professor Especialista em Educação Física Escolar, Universidade Federal de Santa Maria

Publicado

2009-10-09

Como Citar

MAGNO RIBAS, J. F.; OLIVEIRA, G. T. ARTICULAÇÕES DA PRAXIOLOGIA MOTRIZ COM A CONCEPÇÃO CRÍTICO-EMANCIPATÓRIA. Movimento, [S. l.], v. 16, n. 1, p. 131–148, 2009. DOI: 10.22456/1982-8918.9680. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/9680. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais