TRANSEXUALIDADE E EDUCAÇÃO FÍSICA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA EM PERIÓDICOS DAS CIÊNCIAS DA SAÚDE
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-8918.64857Palavras-chave:
Transexualismo. Revisão. Ciências da Saúde. Educação Física.Resumo
Este é um estudo de revisão sistemática sobre o tema transexualidade em periódicos do campo da saúde. O percurso metodológico seguiu as etapas de: (1) busca em bases eletrônicas (2005-2015), com os descritores “Educação Física”, “exercício físico”, “atividade física”, “corpo”, “práticas corporais”, “transexual”, “transexuais”, e os operadores “and” e/ou “or”; (2) leitura dos títulos/resumos; (3) primeira inclusão; (4) aplicação do teste de relevância; (5) inclusão definitiva (n=29); (6) organização e discussão em categorias (construção sócio-histórica, políticas de saúde, militância e identidade de gênero), elaboradas a partir dos resultados. Verificou-se a predominância de estudos sobre aspectos biológicos e psicológicos, que tratam a transexualidade como patologia. Por outro lado, verificou-se também o crescimento de produções que analisam essa temática de forma mais holística nas Ciências da Saúde e consequentemente na Educação Física.
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