A ATUAÇÃO DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA NOS CENTROS DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL ÁLCOOL E DROGAS DA GRANDE VITÓRIA-ES

Autores

  • Gelsimar José Machado Mestre em Educação Física pelo PPGEF/UFES
  • Ivan Marcelo Gomes Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).Centro de Educação Física e Desportos .Vitória, ES, Brasil.
  • Liana Abrão Romera Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).Centro de Educação Física e Desportos .Vitória, ES, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.58883

Palavras-chave:

Docentes. Planos e programas de saúde. Serviços de saúde mental. Transtornos relacionados ao uso de substâncias

Resumo

O artigo é parte de uma pesquisa que teve como objetivo conhecer e analisar a atuação do professor de Educação Física no tratamento de pessoas que fazem uso prejudicial de álcool e outras drogas, especificamente em dois Centros de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPSad) da região da Grande Vitória/ES. A metodologia empregada foi a observação e a condução de entrevistas semiestruturadas com professores de Educação Física e trabalhadores da equipe de saúde. Dentre os resultados, foi possível constatar que há certa semelhança nas atividades desenvolvidas pelos professores em ambos os CAPSad. Apesar de algumas dificuldades, os professores entendem que a lógica nos serviços não deve privilegiar as atividades corporais sob a perspectiva meramente orgânica. Além disso, ressaltam a importância da estreita relação entre professor de Educação Física, usuários e demais membros da equipe multidisciplinar para que o trabalho seja realizado de modo significativo 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2015-12-12

Como Citar

MACHADO, G. J.; GOMES, I. M.; ROMERA, L. A. A ATUAÇÃO DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA NOS CENTROS DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL ÁLCOOL E DROGAS DA GRANDE VITÓRIA-ES. Movimento, [S. l.], v. 22, n. 2, p. 485–496, 2015. DOI: 10.22456/1982-8918.58883. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/58883. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais